Centros de Referência levam atendimento às famílias em vulnerabilidade na capital
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), vinculados à secretaria municipal de Assistência Social (Semas), vêm facilitando a identificação e atendimento das famílias que têm difícil acesso aos serviços públicos e comunitários e que enfrentam situação de vulnerabilidade social, causada pela pobreza, privação ou fragilização de vínculos afetivos, de relacionamento familiar, comunitário ou social. Só em 2010 foram cerca de três mil famílias atendidas.
Segundo Edna Vasconcelos, secretária adjunta da Semas, os programas e demais atividades do Cras, visam reforçar o principal papel da família como referência para cada um de seus integrantes e fortalecer seus vínculos internos e externos.
Edna explica que ao chegar no Cras, a pessoa é atendida por um assistente social e se houver necessidade, por um psicólogo. Ela relata sua situação, faz um cadastro único, que vai conter todas as informações que servirão como referência para a participação em programas sociais de concessão de benefícios, como: Bolsa Família, Peti, PróJovem e outros.
“Nos Cras as pessoas têm suas necessidades identificadas e são encaminhadas para a rede de serviços sócioassistenciais, para educação, saúde e obtenção de documentos”, reforçou.
Hoje são cinco centros distribuídos pelos bairros São Sebastião I, Mariana, Esperança da Comunidade, Agenor de Carvalho, Eletronorte e um Cras itinerante que atende aos distritos.
Os Cras funcionam de segunda a sexta feira no horário de 08h às 12h e de 14 às 17h.
Descentralização
De acordo com Edna, antes da implantação dos Cras, todo este atendimento era centralizado na própria Semas. “A demanda era grande e muitas famílias tinham dificuldades na locomoção até a secretaria. Com os centros, oportunizamos o acesso aos serviços à estas famílias”, acrescentou a adjunta.
Conforme a secretária, as equipes do Cras realizam visitas domiciliares, verificam a necessidade de concessão de benefícios eventuais, como cestas básicas, transporte e documentação e elaboram um plano de ação de cada família. “Fazemos um acompanhamento destas famílias, mas não pára apenas no beneficio, também são desenvolvidas ações de capacitação para desenvolvimento pessoal e ampliação das oportunidades de geração de trabalho e renda, contribuindo para o alcance do desenvolvimento sustentável destas famílias e assim elas saem da vulnerabilidade e passam o beneficio para outros”, enfatizou Edna.
Endereços dos Cras:
Cras Elisabeth Paranhos
Rua Castro Alves, s/n°, São Sebastião I, tel: 3901-3654
Cras Betinho
Rua Vila Mariana, bairro Mariana, nº 9618, tel: 3901-2896
Cras Irmã Doroty
Av. Mamoré com Pinheiro Machado, bairro Esperança da Comunidade, tel: 3226-4779
Cras Paulo Freire
Av. Caúla, n°113, bairro Agenor de Carvalho, tel: 3901-2872
Cras Dona Cotinha
Rua Samaumeira, nº 3288, bairro Eletronorte.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!