Irmão racista de vereador de Porto Velho é condenado a prestar serviços à comunidade

Irmão de vereador sofre nova condenação, desta vez por racismo e agressão física contra empregada que queria receber direitos trabalhistas e acabou apanhando e sendo humilhada no meio da rua.

Irmão racista de vereador de Porto Velho é condenado a prestar serviços à comunidade

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Irmão de vereador sofre nova condenação, desta vez por racismo e agressão física contra empregada que queria receber direitos trabalhistas e acabou apanhando e sendo humilhada no meio da rua.

O “empresário” José Edílson Negreiros, o “Ceará Miséria”, que ficou rico explorando concessões de táxi da Prefeitura de Porto Velho alugadas a terceiros, foi condenado pelo juiz Valdecir Castelar Citon, da 2ª Vara Criminal de Porto Velho, pelo crime de agressão física e racismo contra uma de suas empregadas, que foi lhe cobrar salários atrasados e acabou apanhando no meio da rua e humilhada publicamente.
 
A sentença condenatória de primeiro grau foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Rondônia em julgamento de recurso de apelação interposto pelos advogados Furtado da Frota e Celina Alves Pacheco em nome de Ceará Miséria. O acórdão (decisão) sobre o recurso de apelação ainda não foi publicado.
 
Em primeiro grau, Ceará Miséria foi condenado a um ano e seis meses de reclusão e ao pagamento de 20 dias multa. O juiz substituiu as penas privativas de liberdade por duas penas restritivas de direito consistentes em prestação de serviço à comunidade e por prestação pecuniária (pagamento em dinheiro) em favor da vítima, no valor de cinco salários mínimos. Em seu interrogatório, ceará Miséria demonstrou que, além de racista, possui grande capacidade financeira – segundo o juiz. 
 
RACISTA 
 
O Ministério Público Estadual denunciou José Edílson Negreiros, o Ceará Miséria, porque, segundo a denúncia, na manhã do dia 30 de junho de 2008, na rua Arruda Fontes Cabral com Amazonas, em Porto Velho, ele agrediu fisicamente sua então empregada Jane Maria da Silva, causando-lhe lesões corporais 

Consta ainda que nesta mesma ocasião Ceará Miséria praticou discriminação e preconceito de cor, utilizando-se de palavras pejorativas referente à cor da pele da vítima, gritando as seguintes palavras: “Negra é pra ser escrava” e “Preto só serve para ser escravo”. 

Ceará discutiu com sua empregada no meio da rua por questões de salários. Laudo de Lesão Corporal comprova a agressão sofrida pela vítima, que saiu lesionada no ombro. A intenção de Ceará Miséria, segundo consta do processo, era dar uma surra de cinto na empregada.
 
Para o juiz Valdecir Castelar Citon, é certa a autoria do crime de racismo por parte de Ceará Miséria. 

Segundo o juiz, Ceará Miséria demonstrou possuir personalidade violenta e dominadora e agiu visando negar direitos trabalhistas à vítima.
 
“36 NEGRINHOS” 

Na sentença, o juiz Valdecir Castelar Citon observa: “Interessante notar que a conduta do acusado durante o interrogatório demonstra sua tendência ao preconceito racial, pois na tentativa de negá-lo acabou por confirmá-lo. Diz ele: ‘Que possui mais 36 agregados que são 'criolinhos', e nunca os discriminou por esse motivo’. A forma pela qual o acusado se refere a seus ‘agregados’ de forma pejorativa demonstra como está arraigado em sua personalidade o preconceito racial exteriorizada na conduta descrita” na denúncia do Ministério Público. 
 
CORRUPÇÃO
 

Ceará Miséria e o irmão vereador Ramiro Negreiros já foram condenados por corrupção eleitoral, incluindo compra de votos e distribuição de carteiras de habilitação frias no Detran Rondônia. Num dos inúmeros processos a que responde na justiça, foi determinado que o Instituto Médico Legal avaliasse a sanidade mental de Ceará Miséria, mas o resultado dos exames não foram divulgados.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS