COMPENSAÇÃO AMBIENTAL - Atendendo MP Sedam exige construção de unidades policiais

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL - Atendendo MP Sedam exige construção de unidades policiais

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL - Atendendo MP Sedam exige construção de unidades policiais

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Acatando recomendação do Ministério Público de Rondônia, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) solicitou ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) que suspenda qualquer repasse referente à compensação das obras de pavimentação da BR-429 no interior do Estado, até que seja definido novo plano de aplicação dos recursos. A medida visa destinar os valores para a construção de unidades policiais na região do Vale do Guaporé, conforme orientação do MP-RO, como forma de proteger terras indígenas e unidades de conservação localizadas na área.
 
No final de setembro deste ano, o Ministério Público de Rondônia, por meio das Promotorias de Justiça de São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Costa Marques, recomendou à Sedam que exigisse do Departamento a construção de dois prédios a serem destinados à Polícia Rodoviária Federal e ao Batalhão de Polícia Ambiental, respectivamente, entre os Municípios de São Francisco, Costa Marques e São Miguel, como forma de compensação ambiental pelo dano causado pela pavimentação asfáltica da BR-429.
 
A recomendação baseou-se no fato de que a área de abrangência do empreendimento é cercada por terras indígenas e Unidades de Conservação, dentre elas a Reserva Extrativista do Rio Cautário e Reserva Biológica do Guaporé.
 
No documento, os Promotores de Justiça Marcília Ferreira da Cunha e Castro, Willer Araujo Barbosa e Roosevelt Queiroz Costa Júnior apontam a necessidade de combate à exploração ilegal de madeira, que tende a aumentar com a pavimentação asfáltica, visto que o transporte na região se tornará mais fácil, principalmente na época das chuvas. Também ressaltam que a BR-429 é a rodovia que liga Brasil-Bolívia, havendo necessidade de efetivo combate ao tráfico de drogas e outros crimes transnacionais, sendo certo que a pavimentação asfáltica tende a aumentar o volume de veículos na região.
 
Outro ponto destacado pelos membros do MP-RO foi o fato de que a região do Vale do Guaporé, inclusive São Francisco, Costa Marques e São Miguel, conta com o policiamento ainda muito reduzido, o que prejudicará a efetiva preservação e repressão de crimes comuns e ambientais. Assim, os Promotores reiteraram a necessidade de instalação de um posto da PRF e de uma unidade da Polícia Ambiental, visando a repressão e prevenção de infrações na região.
 
Ao expedirem a recomendação, os membros do Ministério Público informaram que o não atendimento à orientação acarretaria a adoção de medidas legais, especialmente o ajuizamento de Ação Civil Pública.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS