A Secretaria Municipal de Planejamento – SEMPLAN, através da empresa Projetos Assessoria e Sistemas Ltda – PAS de Ji-Paraná, realizou na noite da última terça-feira, 30, uma reunião no auditório da CIPA para apresentar a segunda etapa do Plano de Habitação de Interesse Social – PLHIS, que atenderá as necessidades habitacionais do município referente aos anos 2011 a 2020.
Este plano é uma exigência do governo federal, por meio do Ministério das Cidades, onde caso o município não o execute, o repasse de recursos do setor habitacional serão suspensos. Nesse projeto estão sendo priorizadas as famílias com menor renda per capita e mulheres chefes de famílias. Como o projeto visa atender famílias de baixa renda, as famílias que serão beneficiadas prioritariamente são as que ganham de zero a três salários mínimos, porém devendo ser analisada as demais rendas.
A reunião foi apresentada por Luiz Carlos e Garibaldi de França, representantes da empresa PAS. Eles aproveitaram para reapresentar a primeira fase do Plano, a qual já foi definida, onde foram apresentadas às propostas metodológicas e definidas as diretrizes para execução do mesmo. Na mesma reunião também foi apresentada a segunda etapa do PLHIS, que é o diagnóstico do setor habitacional, onde foi apresentado o número real do déficit habitacional em Cacoal.
A discussão da terceira e última etapa está prevista para o dia 06 de dezembro. Nessa etapa serão definidas as estratégias de ação que o município irá adotar para resolver o problema do déficit habitacional e conseguir recursos.