Sistema desenvolvido pelo TRE-RO em parceria com TRE-TO, TRE-PA e TRE-AM, será premiado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A grande novidade trazida pelo novo sistema é a possibilidade de transmissão dos votos diretamente dos locais de votação, sendo desnecessária a locomoção dos disquetes ao cartório eleitoral para transmitir os dados, fato que agiliza, em muito, o processo de apuração.
Em Rondônia o sistema foi apelidado, carinhosamente, pelos servidores da secretaria de tecnologia da informação como “PIT-BULL”, fazendo alusão ao final do nome dado originalmente ao sistema, qual seja: “Solução de Software Livre para Pólo de Transmissão de Boletins de Urnas através de VPN -SWL-PTBU”.
Nas eleições 2010, o sistema foi utilizado em caráter experimental pela 21ª e 24ª Zona Eleitoral de Porto Velho. Para se ter dimensão da efetividade do novo sistema, a 21ª ZE, que é a maior Zona Eleitoral do Estado, abrangendo toda a zona leste da capital e com cerca de 60.000 votos para serem apurados, foi a quarta colocada, entre as Zonas do Estado a totalizar seus votos no 1º turno. Já no segundo turno, após aprimorar sua logística de transmissão, foi a primeira Zona do Estado a concluir sua transmissão de votos. O detalhe que merece destaque é que a 21ª ZE, em eleições passadas, sempre esteve entre os últimos cartórios a terminar sua apuração, uma vez que, em razão de sua grande abrangência territorial, demorava-se muito tempo até que todos os disquetes chegassem até a sede do TRE para serem apurados, o que não foi necessário em 2010, graças a utilização da nova tecnologia.
A economia de recursos que a nova ferramenta criada pelos TREs RO/TO/PA/AM poderá gerar aos cofres públicos é um dos pontos que mais chama a atenção no novo sistema. Fazendo uma análise comparativa, em termos de custo financeiro, entre utilizar a SWL-PTBUs (PIT-BULL) e adquirir ou locar microcomputadores para transmissão, verifica-se que a Justiça Eleitoral poderá reduzir os custos diretos em torno de 98,10%. Ou seja, com a SWL-PTBUs (PIT- BULL) a Justiça Eleitoral consegue ter maior número de pontos de transmissão com menor custo.
Com a nova ferramenta, todos os sistemas necessários a realização da eleição estão dentro do PEN-DRIVE. Dessa forma, o PIT-BULL pode assumir o controle do computador e da rede do local de votação para se comunicar com o TRE e transmitir, de forma segura, os votos daquele local.
As possibilidades não acabam por aí, o PIT-BULL oferece muitas outras funcionalidades que serão objeto de notas futuras.
O servidor Filipe Teixeira, que fez parte do grupo de trabalho que desenvolveu o “PIT-BULL”, irá representar o TRE-RO na solenidade de premiação oferecida pelo VIII Seminário Internacional de Gestão Judicial, uma vez que o sistema desenvolvido pela Justiça Eleitoral foi o escolhido entre todos os inscritos à premiação.
O evento é voltado para membros do judiciário dos países das três Américas e está sendo realizado de 28 a 30 de novembro, em Brasília, contando com o apoio e organização do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o Centro de Estudos de Justiça das Américas - CEJA.
O sistema “PIT-BULL” também está entre os finalistas do Prêmio CONIP Judiciário/2010. O Instituto CONIP - Conhecimento, Inovação e Práticas de TI na Gestão Pública - é uma organização não governamental sem fins lucrativos, cujo objetivo é ser um observatório das práticas bem-sucedidas de uso da tecnologia da informação na gestão pública em todo o Brasil como referência de pesquisa e conhecimento.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!