Programação em comemoração ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids será lançada hoje
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A ação ocorrerá paralela à apresentação de Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba, grupo de músicos que se apresenta sempre às sextas-feiras na Praça Getúlio Vargas, no Mercado Cultural.
Segundo o coordenador do Fórum, Adeângelo Chaves, a programação será realizada durante o mês de dezembro com diversas ações de prevenção e sensibilização da população sobre a importância do assunto e a efetiva prevenção da doença.
A Associação de Mulheres Madre Tereza de Calcutá da Amazônia Ocidental (Amatec), é uma das entidades que fazem parte do fórum e marcará presença no lançamento. A entidade sem fins lucrativos trabalha na realização de serviços e ações de assistência social nas áreas de educação preventiva, saúde, geração de trabalho e renda, como campanhas, execução de palestras, seminários, entre outros.
Histórico AIDS em Rondônia
Porto Velho registrou o primeiro caso de infecção de HIV em 1987, depois houve notificações no resto do Estado. A taxa vem aumentando ano a ano e em Rondônia é superior às estatísticas de outros estados, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de junho de 2008. “Ao contrário do que se dizia nos anos oitenta, o chamado ‘grupo de risco’ - homossexuais, bissexuais e profissionais do sexo – não existe mais; em Rondônia o maior número de contaminados são heterossexuais, com 1.599 (78,15%) dos casos de Aids registrados”, observa a presidente da Amatec, Maria Lourdes Oliveira, citando dados de janeiro/2010.
De acordo com pesquisa divulgada no fim de setembro pela Organização Mundial da Saúde, existem 15 milhões de pessoas contaminadas com o HIV no mundo, das quais 2/3 não recebem tratamento adequado.
A AMATEC realiza campanhas de prevenção, execução de palestras, seminários, fóruns e já executou vários projetos, entre eles “Companheiro Sidadão”, de orientação, encaminhamento e acompanhamento às pessoas vivendo e convivendo com Aids, realizado em parceria com o Governo do Estado.
Assessoria de Imprensa – 3MAIS Comunicação
Pollyana Woida – pollyanawoida@gmail.com / pollyana@3mais.com.br
Contatos: (69) 3224 1339 / 8408 0801
A Amatec
A Associação de Mulheres Madre Tereza de Calcutá da Amazônia Ocidental - Amatec, entidade sem fins lucrativos, foi constituída em 15/11/1997 e tem como objetivo realizar serviços e ações de assistência social, com assessoramento na defesa, garantia dos direitos e promoção social da mulher, da criança, do adolescente, do jovem e de grupos específicos que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal. A Amatec realiza ações nas áreas de educação preventiva, saúde, geração de trabalho e renda.
A entidade realiza campanhas de prevenção, execução de palestras, seminários, fóruns e já executou vários projetos, como o “Projeto Topázio”, em parceria com o Banco da Amazônia (formação pessoal, valorização do adolescente e prevenção às DST/HIV/Aids); “Sociedade Comprometida” e “Companheiro Sidadão”, em parceria com o Governo do Estado, projetos de prevenção às DST/Aids e acompanhamento às pessoas soropositivo e vivendo com Aids.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!