Programação em comemoração ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids será lançada hoje

Programação em comemoração ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids será lançada hoje

Programação em comemoração ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids será lançada hoje

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Será realizado hoje às 20 horas, na Praça Getulio Vargas, o lançamento da programação em comemoração ao Dia Internacional de Luta Contra a Aids. O evento é uma iniciativa do Fórum de ONGs Aids do Estado de Rondônia (Organizações Não Governamentais, Síndrome da Imunodeficiência Adquirida), instituição que congrega as entidades não governamentais que atuam no combate da Aids em Rondônia. Durante o lançamento serão distribuídos preservativos e folders visando à conscientização e sensibilização sobre o tema.

A ação ocorrerá paralela à apresentação de Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba, grupo de músicos que se apresenta sempre às sextas-feiras na Praça Getúlio Vargas, no Mercado Cultural.

Segundo o coordenador do Fórum, Adeângelo Chaves, a programação será realizada durante o mês de dezembro com diversas ações de prevenção e sensibilização da população sobre a importância do assunto e a efetiva prevenção da doença.

A Associação de Mulheres Madre Tereza de Calcutá da Amazônia Ocidental (Amatec), é uma das entidades que fazem parte do fórum e marcará presença no lançamento. A entidade sem fins lucrativos trabalha na realização de serviços e ações de assistência social nas áreas de educação preventiva, saúde, geração de trabalho e renda, como campanhas, execução de palestras, seminários, entre outros.

Histórico AIDS em Rondônia

Porto Velho registrou o primeiro caso de infecção de HIV em 1987, depois houve notificações no resto do Estado. A taxa vem aumentando ano a ano e em Rondônia é superior às estatísticas de outros estados, segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, de junho de 2008. “Ao contrário do que se dizia nos anos oitenta, o chamado ‘grupo de risco’ - homossexuais, bissexuais e profissionais do sexo – não existe mais; em Rondônia o maior número de contaminados são heterossexuais, com 1.599 (78,15%) dos casos de Aids registrados”, observa a presidente da Amatec, Maria Lourdes Oliveira, citando dados de janeiro/2010.

De acordo com pesquisa divulgada no fim de setembro pela Organização Mundial da Saúde, existem 15 milhões de pessoas contaminadas com o HIV no mundo, das quais 2/3 não recebem tratamento adequado.

A AMATEC realiza campanhas de prevenção, execução de palestras, seminários, fóruns e já executou vários projetos, entre eles “Companheiro Sidadão”, de orientação, encaminhamento e acompanhamento às pessoas vivendo e convivendo com Aids, realizado em parceria com o Governo do Estado. 

Assessoria de Imprensa – 3MAIS Comunicação

Pollyana Woida – pollyanawoida@gmail.com / pollyana@3mais.com.br

Contatos: (69) 3224 1339 / 8408 0801

A Amatec

A Associação de Mulheres Madre Tereza de Calcutá da Amazônia Ocidental - Amatec, entidade sem fins lucrativos, foi constituída em 15/11/1997 e tem como objetivo realizar serviços e ações de assistência social, com assessoramento na defesa, garantia dos direitos e promoção social da mulher, da criança, do adolescente, do jovem e de grupos específicos que se encontram em situação de vulnerabilidade, risco social e pessoal.  A Amatec realiza ações nas áreas de educação preventiva, saúde, geração de trabalho e renda.

A entidade realiza campanhas de prevenção, execução de palestras, seminários, fóruns e já executou vários projetos, como o “Projeto Topázio”, em parceria com o Banco da Amazônia (formação pessoal, valorização do adolescente e prevenção às DST/HIV/Aids); “Sociedade Comprometida” e “Companheiro Sidadão”, em parceria com o Governo do Estado, projetos de prevenção às DST/Aids e acompanhamento às pessoas soropositivo e vivendo com Aids.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS