Arqueologia Rondoniense é tema de palestra

O arqueólogo da Superintendência do IPHAN em Rondônia, Danilo Curado e a historiadora Carolina Pena de Alencar vão palestrar no VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade, nos próximos dias 22 e 23 no auditório da Uniron Shopping.

Arqueologia Rondoniense é tema de palestra

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O arqueólogo da Superintendência do IPHAN em Rondônia, Danilo Curado e a historiadora Carolina Pena de Alencar vão palestrar no VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade, nos próximos dias 22 e 23 no auditório da Uniron Shopping.

Danilo Curado que é bacharel em arqueologia pela PUC de Goiás vai apresentar a palestra  " Arqueologia em Rondônia : Avanços e Conquistas". Carolina Pena atualmente faz parte do Programa de Especialização em Patrimônio do IPHAN. Onde desenvolve o projeto de pesquisa, cujo foco é a estrada de ferro Madeira-Mamoré e seus ferroviários. Carolina vai apresentar o tema "Patrimônio Cultural de Rondônia - atuação do IPHAN e o Programa de Especialização do Patrimônio: um case de sucesso".

Arqueologia é a disciplina científica que estuda as culturas e os modos de vida do passado a partir da análise de vestígios materiais. Em Rondônia os fragmentos da história se encontram por toda a parte. Desde geoglifos, desenhos enormes feitos no solo por civilizações antigas, até os objetos oriundos do tempo da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré.

“Através desses fragmentos é que se pode reconstituir   a cultura dos povos que já passaram por aqui. Através dos restos materiais da vida humana já desaparecida é que conhecemos nossos ancestrais.” Afirma Hércules Góes, organizador do Seminário que terá esse viés arqueológico, como base para que novas propostas, de uma cultura sustentável possam se edificar.

O VIII Seminário Internacional de Sustentabilidade vai discutir  propostas sustentáveis para Rondônia e para o planeta nesta segunda e terça-feira, no auditório da Uniron Shopping, juntamente com  os 300 primeiros inscritos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.revista ecoturismo.com.br e é gratuita. Os participantes além de produzirem a carta de Rondônia, documento que será enviado a COP 16, Conferência sobre mudanças climáticas organizada pela ONU, terão também direito a certificado e coffe breaks.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS