O jornal eletrônico Rondoniaovivo entrevistou o cientista político Marcus Figueiredo na véspera da votação do segundo turno e que decidirá o futuro presidente do Brasil. A tendência entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) é acompanhada
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O jornal eletrônico Rondoniaovivo entrevistou o cientista político na véspera da votação do segundo turno e que decidirá o futuro presidente do Brasil. A tendência entre os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) é acompanhada desde o início da campanha, tendo como base pesquisas e na comparação de intenção de votos através do método “Poll of te polls”. Marcus Figueiredo esclarece a metodologia e o resultado que define o 2º turno.
Rondoniaovivo - Defina o que seria “Pesquisa das pesquisas” (o chamado Poll of the polls) e de que forma pode ser aplicada para acompanhar a tendência do eleitorado?
Marcus Figueiredo - A Pesquisa das Pesquisas tem por objetivo avaliar o desempenho dos candidatos ao longo de dada campanha. Com isso podemos ver de forma mais realista o comportamento dos eleitores. Podemos observar se as diferenças de uma pesquisa para outra são apenas variações amostrais ou se está havendo realinhamento dos eleitores.
Rondoniaovivo - Através desse acompanhamento é possível, até com mais precisão, distinguir as variações de resultados do crescimento de um e outro candidato, aqui no caso de Dilma e Serra?
Marcus Figueiredo - A precisão melhora muito. Se um candidato aprece com pequenas variações positiva no tempo poder que estamos observando, na verdade, é um crescimento modesto, porém constante. Seguidas variações positivas constantes, dentro da margem de erro, depois de três ou mais pesquisas significa que no tempo essas variações acumulam variações significativas, fora da margem de erro.
Rondoniaovivo - Do primeiro turno, quando tinha quatro candidatos representativos, para o segundo turno com dois candidatos, já é possível hoje apontar a tendência dos eleitores, em vista das últimas pesquisas e o cruzamento entre elas desde o início?
Marcus Figueiredo - Sim. Do início, em fevereiro de 2009 até hoje todas as pesquisas mostravam um crescimento constate da Dilma. Ela ultrapassou Serra em julho de 2010 e continuou crescendo. Agora, no 2º turno eles estão relativamente estáveis, tendo Dilma uma diferença de 10% sobre o Serra.
Rondoniaovivo - Os candidatos utilizam o “corpo a corpo”, TVs e rádios como forma de buscar votos, mas com a propagação das mídias sociais o senhor acha que essa ferramenta da internet deverá prevalecer nas próximas eleições?
Marcus Figueiredo - No futuro com certeza. Mas isto deverá acontecer nas próximas duas eleições, pois a expansão do acesso não muito rápida. Ademais os políticos e assessores ainda têm muito que aprender a lidar com a linguagem da internet. Nesta eleição o que vimos foi uma reprodução dos portais jornalísticos, sem nenhuma criatividade.
Rondoniaovivo - Nesse segundo turno que análise o senhor tira no acompanhamento das pesquisas em relação a variação de crescimento e queda no índices de pesquisas entre Dilma e Serra? Hoje é possível estabelecer com certeza que a tendência é apontar Dilma como presidente?
Marcus Figueiredo - Todas as pesquisas mostram uma diferença a favor da Dilma e isto deve acontecer na eleição. As pesquisas apontam vitória dela. Mas, como se diz, eleição e mina de outro só depois de abrir para ver se o achado é ouro mesmo ou ouro de tolo.
CONFIRA GRÁFICOS A PARTIR DO MÉTODO "POLL OF THE POLLS":
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!