DIA DO FISIOTERAPEUTA - FIMCA felicita profissionais e acadêmicos

No dia 13 de outubro de 1969, foi regulamentado o Decreto Lei 938 que define como atividade específica do fisioterapeuta o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente, além de ser reconhecido como profissional de nível superior. De

DIA DO FISIOTERAPEUTA - FIMCA felicita profissionais e acadêmicos

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No dia 13 de outubro de 1969, foi regulamentado o Decreto Lei 938 que define como atividade específica do fisioterapeuta o desenvolvimento e a conservação da capacidade física de um paciente, além de ser reconhecido como profissional de nível superior. Desde então, o Dia do Fisioterapeuta passou a ser comemorado nesta data.
A coordenadora do Curso de Fisioterapia da FIMCA – Faculdades Integradas Aparício Carvalho, professora Silvia Caroline dos Santos Mendonça, ressalta a importância da data e os avanços alcançados pelos profissionais da área. “É importante que datas como as de hoje não sejam esquecidas, uma vez que representa os 41 anos de reconhecimento da FISIOTERAPIA. Esta é uma data oportuna para reafirmar a nossa participação efetiva em todos os níveis de atenção à saúde: dos programas de saúde da família, aos hospitais de alta complexidade. Então, hoje, nós desejamos reforçar o seu compromisso com a constituição do país, com o Sistema Único de Saúde e com a construção coletiva da saúde integral da população”.
Conforme a professora Silvia a FIMCA reconhece o seu papel neste cenário. “A Instituição sabe da contribuição, sempre esteve e se mantém preocupada com a qualidade dos profissionais que ela lança no mercado de trabalho, e tem a certeza de que está fazendo a sua parte. É por isso que nós parabenizamos a todos os fisioterapeutas e aos acadêmicos de fisioterapia, futuros profissionais da reabilitação, pelo seu grande dia”.
O que faz o Fisioterapeuta?
O fisioterapeuta trata doenças e lesões causadas por acidentes, má-formação genética ou vícios de postura, seja prevenindo, reabilitando ou curando.
A prevenção é considerada, inclusive, a primeira atribuição da fisioterapia, cujo profissional deve alertar e orientar o paciente sobre a necessidade de adotar procedimentos adequados em determinadas situações.
A fisioterapia de reintegração ou reabilitação visa reintegrar a pessoa à sociedade. Geralmente o fisioterapeuta estimula o potencial neurológico do paciente que sofreu lesões na área neurológica ou perdeu algum dos membros.
Já a fisioterapia curativa tem o objetivo de devolver os movimentos perdidos em decorrência de lesões graves ou restabelecer a força e vitalidade dos músculos.
Independente do tipo de intervenção, o fisioterapeuta pode atuar em vários ramos da medicina como a ortopedia, obstetrícia, pediatria, geriatria, reumatologia, medicina esportiva, neurologia, cardiologia e pneumologia.
Mercado de Trabalho
O profissional pode escolher uma dentre várias das áreas existentes no mercado de trabalho, incluindo fisioterapia clínica, trabalhando em hospitais, consultórios, clínicas, centros de reabilitação e ambulatórios; saúde coletiva, onde elabora programas de saúde; educação, lecionando ou desenvolvendo pesquisa e em saúde esportiva, recuperando atletas. Além de se especializar em determinadas atividades terapêuticas como acupuntura, quiropraxia e osteopatia. Além dessas, o profissional pode atuar com tratamentos neurofuncionais, com pessoas que sofreram AVC (acidente vascular cerebral); traumato-ortopédico (traumatismos de ossos e músculos); respiratória (dinâmica respiratória); RPG (reeducação postural global) e várias outras.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS