ARTIGO - O voto a qualquer preço - Por Viriato Moura

ARTIGO - O voto a qualquer preço - Por Viriato Moura

ARTIGO - O voto a qualquer preço - Por Viriato Moura

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Um dos pressupostos da comunicação é atender os desejos de seus destinatários. Pelo simples fato de que, geralmente, não consumimos o que não gostamos.
 
No discurso político, essa assertiva ganha dimensões perigosas. Principalmente em tempos de pedir votos. Visando conquistar esse passaporte para o poder, os candidatos são capazes de prometer sem o menor compromisso de realizar.
 
O vale-tudo para convencer incautos faz com que candidatos percam a noção de todos os valores éticos e chutem o balde do bom senso e do razoável.
 
No período eleitoral, a opinião do eleitor, para a maioria dos candidatos, é endossada como se tivesse sempre certa, mesmo que seja absurda. Desagradá-lo é pecado. Que pode ser mortal. Ou seja, a derrota nas urnas. Eis um condimento catalisador de falsidade.
 
Os afagos de toda a ordem e o sorriso solto são passaportes para o convencimento fugaz. Os braços estirados, em posição receptiva, buscam um contato físico com aqueles que têm a decisão sobre o destino do candidato. As expressões de humildade ganham a dimensão da subserviência suplicante: votem em mim pelo amor de Deus!
 
Os chamados fichas-sujas, como que num passe de mágica se transformam em defensores intransigentes das mais sublimes virtudes éticas. Lobos raivosos, em simpáticos cordeirinhos que prometem benesses de toda a ordem para aqueles que nele votarem.
 
O voto, senhores e senhoras, é o objeto imediatista do desejo de todos que se candidatam a cargos eletivos. O que interesse, portanto, é seu voto. Por ele, muitos são capazes de renegar a tudo e a todos, inclusive a si próprios.
 
Os atos passados, se bons, dignificantes, de repercussão coletiva satisfatória, são moeda forte – e deveria ser a única aceita pelos eleitores – de convencimento. As promessas só devem avalizadas pela trajetória de vida de quem as faz.
 
O resto é conversa.       
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS