ECONOMIA - Maior produtor do país, Rondônia abastece o Sudeste com urucum - VÍDEO

Semente é usada como corante e como condimento. Falta de chuva projudicou safra deste ano.

ECONOMIA - Maior produtor do país, Rondônia abastece o Sudeste com urucum - VÍDEO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A colheita do urucum está a todo vapor em Rondônia. A semente é usada como corante e também para fazer o colorau, que é um condimento. A atividade gera emprego e renda para mais de 400 produtores que trabalham na região de Corumbiara, a 156 quilômetros da cidade de Vilhena, no sul de Rondônia.

A base da economia local é a pecuária leiteira e o cultivo do urucum. São quase 800 hectares de área plantada e mais de 400 produtores rurais que trabalham com a atividade. Na última safra, foram colhidas 950 toneladas de urucum. Para este ano, a falta de chuva na região causou uma perda de quase 30% na produção.

Um pé de urucum pode produzir até três quilos de grãos por safra. A colheita é feita manualmente e o ponto certo de iniciar o processo é quando está começando a abrir. Depois de colhido, o urucum é amontoado para secar. Este processo pode durar até 15 dias. A secagem serve para manter a tinta vermelha de dá coloração do urucum.

Depois de seco, ele vai para triagem. Onde a casca é separada da semente. Embalado, o urucum está pronto para a venda, mas os produtores estão encontrando problemas na hora da comercialização. “A gente já comercializou urucum aqui a R$ 3, hoje estão pagando apenas R$ 2”, diz um deles.

Tudo o que é produzido na região vai para o sudeste do país e abastece indústrias de cosmético, alimentos e roupas. Agora, o objetivo da classe é se unir para negociar direto com o consumidor.

“A cooperativa que está responsável por esta comercialização, devido a uma preocupação nossa, dos próprios produtores, aguardamos que a cooperativa consiga abrir este mercado e que nossos agricultores possam, a partir do ano que vem, negociar direto com as espresas via cooperativa”, explica João Elano de Lima, agrônomo da Emater. O estado de Rondônia é o maior produtor nacional de urucum.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS