A incorporação das gratificações ao vencimento básico; manutenção do valor do salário na aposentadoria; gratificações de 10% para nível técnico e 15% para nível superior; além de outras, são vantagens para os servidores municipais do quadro geral, que estão optando pela inclusão no quadro da educação. De acordo com um levantamento prévio da secretária municipal de educação, Maria de Fátima, “estimamos que 70 a 80% dos servidores já optaram pela mudança de quadro, mas vamos esperar terminar o prazo para que a secretaria municipal de administração (Semad) faça divulgação dos números finais”, adiantou a secretária.
Isso está sendo possível depois que o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, assinou a Lei Complementar nr°. 386, de 02 de julho de 2010, que altera o Plano de Cargos, Carreiras e Salários da Educação, para inclusão opcional de 636 servidores, do quadro geral para o quadro da secretaria municipal de educação (Semed). A escolha de mudança do quadro é optativa ao servidor que tem até o dia 31 de agosto, terça feira, para o enquadramento, ele poderá avaliar se é ou não vantajosa a mudança.
A secretária, Maria de Fátima, tem homologado diariamente várias adesões que também são ratificadas pelo secretário de administração, Joelcimar Sampaio, “acredito que a maioria aproveitará esta oportunidade e fazer a opção, estamos divulgando amplamente nas escolas para que todos os servidores que pertencem ao grupo geral saibam das vantagens e do prazo para escolher ou não pela mudança de quadro”, salientou.
Nem todos os servidores podem optar pela mudança, há a necessidade de existir equivalência entre o cargo atual com os existentes no PCCS da Semed. Um exemplo, os motoristas que não podem mudar, porque não existe esse cargo na educação. Porém, os servidores com o cargo de auxiliar de serviços gerais e que pertencem ao grupo geral, passarão para a Semed, como agente de limpeza escolar.