Confira os números da operação Curare IV

Confira os números da operação Curare IV

Confira os números da operação Curare IV

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, “Brigada Príncipe da Beira”, realizou, no período de 7 a 18 de agosto, no Estado de Rondônia, nas regiões de fronteira com a Bolívia, a Operação CURARE IV – 2010.
 
A CURARE IV teve por objetivo realizar operações preventivas e repressivas, no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais, na faixa de fronteira sob a responsabilidade da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, e intensificar a presença do Exército Brasileiro na região fronteiriça.
 
A Operação, conduzida pelo o Exército Brasileiro, contou com a participação da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira e de integrantes dos seguintes órgãos de segurança e fiscalização: Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Polícia Militar e Polícia Civil do Estado de Rondônia e Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON) e o apoio das prefeituras onde se realizou a Operação, e se desenvolveu de acordo com o planejamento previsto.
 
Concomitante com as operações militares que incluíam, dentre outras, ações de patrulhamento e fiscalização na faixa de fronteira, foram desenvolvidas ações de caráter cívico-social (ACISO), com destaque para o atendimento médico e odontológico aos residentes na área de operações, bem como a apresentação das bandas de música militares de Unidades da Brigada, atividades lúdicas para as crianças, palestras nas escolas, expedição de documentos do serviço militar e outras.
 
Os municípios de Porto Velho, Guajará-Mirim, Costa Marques e Nova Mamoré apoiaram as ações do Exército com a cessão de locais para a instalação da tropa e realização das ações sociais, bem como, com pessoal e material específico para a realização dessas ações.
 
A prefeitura de Porto Velho, por intermédio da Secretaria da Saúde do Município de Porto Velho (SEMUSA), participou desde a fase de planejamento das ACISO e, na fase de execução, se fez presente com pessoal e material em todos os locais do município em que se realizaram as ações.
 
Esta participação se caracterizou pela montagem de uma logística de atendimento médico com equipes de profissionais de saúde nas cidades de Nova Califórnia, Vista Alegre, Extrema e Abunã, abrangendo uma população de aproximadamente 10 mil habitantes.
 
A parceria da 17ª Brigada de Infantaria de Selva com a Secretaria de Saúde de Porto Velho colheu excelentes resultados, proporcionando, dentre outras, as seguintes atividades de saúde: orientações odontológica às crianças, procedimentos de extração e restauração, atendimento ginecológico com exame laboratorial e resultados imediatos, testes rápidos de HIV, exames de malária, diabetes, colesterol, hemogramas e glicose (dentre outros exames de rotina no posto de saúde), salientando, ainda, que a SEMUSA disponibilizou, na sala de imunização, todos os tipos de vacina, como H1N1, pólio, febre amarela e malária.
 
Deve-se ressaltar que as ACISO complementam e reforçam as ações que rotineiramente são realizadas pelas prefeituras através de seus órgãos que cumprem suas atividades com esforço, dedicação e imbuídos do espírito de realizar o melhor em proveito da população, muitas vezes residentes em locais de difícil acesso.
 
A Operação CURARE IV cumpriu suas missões de patrulhamento aéreo, fluvial e terrestre, bem como os bloqueios e o controle das vias fluviais e terrestres, intensificando a presença do Exército Brasileiro junto à faixa de fronteira, reprimindo os delitos transfronteiriços e ambientais. Com a Operação, o Exército Brasileiro cumpriu seu dever legal previsto na Constituição Federal e nas Leis Complementares 97/1999 e 117/2004.
 
As ações de intensificação de combate aos delitos transfronteiriços e ambientais caracterizam o BRAÇO FORTE do Exército Brasileiro, com o emprego de suas Unidades Operacionais, e as Ações Cívico-Sociais representam a MÃO AMIGA da Força Terrestre, prestando o apoio necessário à população local. Afinal, este é o lema do Exército Brasileiro: BRAÇO FORTE – MÃO AMIGA.
 
LEVANTAMENTO DE DADOS DAS OPERAÇÕES REALIZADAS - BRAÇO FORTE
 
EFETIVO DE PESSOAL EMPREGADO NA OPERAÇÃO CURARE IV
TOTAL
Tropas da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (17ª Bda Inf Sl)
893
Militares de outras Organizações Militares do Exército em apoio à 17ª Bda Inf Sl
54
Órgãos de Segurança Pública e de Fiscalização em apoio à 17ª Bda Inf Sl
56
TOTAL
1.003
 
 
MEIOS DE TRANSPORTE EMPREGADO
TOTAL
Viaturas militares do Exército
77
Embarcações fluviais
30
Helicópteros
03
TOTAL
110
 
 
MISSÕES OPERACIONAIS REALIZADAS
TOTAL
Posto de Bloqueio e Controle de Estrada (PBCE)
101
Posto de Bloqueio e Controle Fluvial (PBCFlu)
45
Patrulhamento Motorizado
30
Patrulhamento Fluvial
34
Cobertura de Ponto (Espera, Operação de Busca e Apreensão)
77
Infiltração Aeromóvel
12
TOTAL
299
 
 
 
 
 
REVISTADOS
TOTAL
Pessoas
11.131
Motos
3.069
Carros
3.702
Ônibus
285
Caminhões
758
Embarcações
502
TOTAL
1.9447
 
LEVANTAMENTO DE DADOS DAS AÇÕES CÍVICO-SOCIAIS – MÃO AMIGA
 
PESSOAL DE SAÚDE EMPREGADO
TOTAL
Médicos
17
Dentistas
12
Farmacêuticos
02
Técnicos
16
Auxiliares
18
TOTAL
65
 
TIPO
ATIVIDADES CÍVICO-SOCIAIS
TOTAL
 
 
MÉDICO
Atendimento pediátrico
809
 
Atendimento ginecológico
279
 
Atendimento clínico geral
1.632
 
TOTAL DE ATENDIMENTO MÉDICO
2.720
 
ODONTO-LÓGICO
Atendimento odontológico
924
 
Extração dentária
330
 
Restauração
512
 
Saúde bucal (aplicação de flúor/ escovódromo)
2.105
 
TOTAL DE ATENDIMENTO/PROCEDIMENTO ODONTOLÓGICO
3.871
 
DIVERSOS
Corte de cabelo
353
 
Vacinação
1.466
 
Palestras institucionais e de prevenção à saúde
47
 
Atividades lúdicas com as crianças
2.511
 
Apresentações da Banda de Música
49
 
Pintura/limpeza/recuperação de instalação pública
13
 
Alistamento Militar
130
 
TOTAL DE SERVIÇOS DIVERSOS
4.569
 
TOTAL DE EXAMES LABORATORIAIS
1.165
 
 
 
 
 
 
 
APOIO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO VELHO (SEMUSA)
TOTAL
Veículos
03
Diretores de Unidades de Saúde
04
Enfermeiros
03
Agentes Comunitários de Saúde
23
Técnicos em Enfermagem
11
Microscopista
05
Auxiliares de Saúde
12
Auxiliares de Laboratório
02
Auxiliares de Serviços Gerais
05
Motoristas
03
27 itens diferentes de medicamentos
85.130
 
Maiores esclarecimentos poderão ser obtidos no endereço eletrônico www.17bdasl.eb.mil.br ou diretamente com o Major WALBER, desta Grande Unidade, por meio do telefone (69) 9954-2693 ou pelo e-mail: comsoc17bdasl@hotmail.com
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS