17ª Brigada de Infântaria de Selva comemora dia do Soldado

17ª Brigada de Infântaria de Selva comemora dia do Soldado

17ª Brigada de Infântaria de Selva comemora dia do Soldado

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Brigada Príncipe da Beira, realizará, no Quartel-General (Av Duque de Caxias, 935, Bairro Caiari), no dia 25 de agosto, às 19:00 horas, a Solenidade Militar do Dia do Soldado na Guarnição de Porto Velho.
 
A Cerimônia, em homenagem ao aniversário do Patrono do Exército Brasileiro - Marechal LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA – o Duque de Caxias, será presidida pelo Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, General-de-Brigada ARTUR COSTA MOURA.
 
Durante o evento, além da homenagem ao Soldado Brasileiro, serão agraciados, com a Medalha do Pacificador, militares e civis, que prestaram assinalados serviços ao Exército Brasileiro, dentre os quais, a Excelentíssima Senhora Desembargadora ZELITE ANDRADE CARNEIRO, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, e o Excelentíssimo Senhor Procurador FRANCISCO DE ASSIS MARINHO FILHO, antigo Procurador Regional Eleitoral de Rondônia.
 
Serão condecorados, também, com a Medalha de Serviço Amazônico, militares que, por dedicação, abnegação e capacidade profissional estejam prestando ou hajam prestado relevantes serviços em organizações militares do Exército, situadas na área Amazônica.
 
MARECHAL LUÍS ALVES DE LIMA E SILVA – DUQUE DE CAXIAS
 
Sua presença significava a vitória sobre os inimigos, a pacificação e a anistia dos compatriotas, a serenidade e a clarividência das soluções políticas.
 
Esse ilustre personagem de nossa história, defensor incondicional da lei e da ordem, recebeu seu batismo de fogo em 1823, quando, incorporado ao Batalhão do Imperador, conquistou uma posição fortificada na Bahia, ocupada, até então, por portugueses que relutavam em aceitar o Brasil independente.
 
Após a abdicação de D. Pedro I, nos primeiros dias de Regência, em um cenário em que a desordem e a rebelião reinavam por todo o País, Caxias pacificou os estados do Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, tornando-se o principal responsável pela unidade nacional.
 
Na Guerra da Tríplice Aliança, atendendo aos apelos do Governo Central e da Nação, reorganizou o Exército e desencadeou uma série de vitórias: Itororó, Avaí, Lomas Valentinas, Piquiciri e Angostura.
 
Como Ministro da Guerra, reestruturou e modernizou a Força Terrestre, atuou como um administrador por excelência, demonstrando capacidade e organização.
 
Caxias é o homem que nos ensinou a nobreza de caráter, a coerência de atitudes, os predicados de bravura, o patriotismo fiel, o amor à legalidade, a desambição pessoal, a humildade, a honradez, a generosidade, o nacionalismo e, sobretudo, legou-nos sua vida como exemplo. 
 
MEDALHA DO PACIFICADOR
 
A Medalha do Pacificador foi criada em agosto de 1953, ao ensejo das comemorações do sesquicentenário do nascimento do Duque de Caxias. Atualmente é conferida a:
- militares do Exército que, em tempo de paz, tenham se distinguido por suas atitudes, dedicação, abnegação e capacidade profissional, bem como àqueles que tenham contribuído para elevar o prestígio do Exército Brasileiro junto às Forças Armadas de Nações Amigas;
- militares e civis estrangeiros que tenham prestado assinalados serviços ao Exército Brasileiro ou contribuído para a consolidação e desenvolvimento dos laços de amizade entre o Exército de seu país e o do Brasil; e
- militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, das Forças Auxiliares, de Instituições e civis brasileiros, credores de homenagem especial do Exército Brasileiro, por relevantes serviços prestados.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS