SOU CONTRA O PROGRESSO – “BR 319 gera alto impacto ambiental e é inviável economicamente”, diz Marina

SOU CONTRA O PROGRESSO – “BR 319 gera alto impacto ambiental e é inviável economicamente”, diz Marina

SOU CONTRA O PROGRESSO – “BR 319 gera alto impacto ambiental e é inviável economicamente”, diz Marina

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
Além de sua posição contrária às obras na BR 319, Marina defendeu um plano estratégico de infraestrutura para a Amazônia, que coloque no mesmo nível de importância a viabilidade econômica e a ambiental.
 
"Podemos recuperar os trechos já consolidados da BR 319, mas no trecho não consolidado a recuperação [da estrada] não se justifica, pelo alto impacto ambiental e pela inviabilidade econômica. Serão milhões a serem investidos apenas para as pessoas passearem com seus carros, já que nesses trechos não há atividade produtiva. É melhor subsidiar a passagem de avião", disse a candidata à presidência, Marina Silva, sobre as obras na BR 319, que liga Manaus (AM) a Boa Vista (RO).
Sua fala ocorreu no sábado, 14, no auditório da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Manaus, durante a sabatina organizada pelo Fórum Amazônia Sustentável para tratar das políticas dos candidatos para a região Amazônica.
 
Além de sua posição contrária às obras na BR 319, Marina defendeu um plano estratégico de infraestrutura para a Amazônia, que coloque no mesmo nível de importância a viabilidade econômica e a ambiental. "Os atuais investimentos tratam problemas sociais e ambientais como externalidades. É preciso compreender que a viabilidade econômica e a ambiental fazem parte da mesma realidade, sobre o risco de repetir as mesmas tragédias do resto do Brasil", disse.
 
Retrocesso Ambiental
 
A usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA), também foi citada pela candidata durante a sabatina. Segundo ela, a obra não tem sequer viabilidade econômica, tanto que é subsidiada pelo governo federal. "Não é uma comédia cometer os mesmos erros de anos atrás, como em Belo Monte, onde erros apontados há 20 anos ainda não tiveram solução", criticou.
 
A mudança no Código Florestal foi outro ponto criticado pela ex-ministra do Meio Ambiente. "É um dos piores retrocessos na legislação brasileira, principalmente para as florestas. Ele revoga o artigo primeiro, que diz que florestas são bens sociais. Estão dizendo que as florestas não são bens de todos, mas só de alguns", lamentou.
Para ela, o Código precisa incorporar a Constituição de 1988, a Lei de Gestão de Florestas e a Lei de Crimes Ambientais. A proposta apresentada por Aldo Rebelo não atende a economia do século XXI, na visão da senadora, que espera uma nova proposta de alteração da lei a ser apresentada pelo governo federal.
 
Evento
 
Esta foi a segunda sabatina com candidatos à presidente realizada pelo Fórum. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) já havia sido ouvido em Belém. A sabatina de José Serra (PSDB) está marcada para o dia 19 de agosto. Dilma Roussef (PT) confirmou que vai participar, mas não definiu uma data para o debate.
 
Fórum Amazônia Sustentável
 
O Fórum Amazônia Sustentável foi fundado em Belém (PA) em novembro de 2007, como resultado de um longo processo de diálogo iniciado em abril do mesmo ano sob a liderança do Instituto Ethos e de 40 outras organizações.
 
Atualmente, a organização conta com 208 associados. Seu é discutir é elaborar uma agenda para a promoção do desenvolvimento sustentável na Amazônia. Para isso, cria espaços de debate para envolver pessoas de diversos segmentos e prioriza a formação de uma cultura em favor da sustentabilidade
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS