Fundação Getúlio Vargas avalia cadeia turística de Porto Velho

Fundação Getúlio Vargas avalia cadeia turística de Porto Velho

Fundação Getúlio Vargas avalia cadeia turística de Porto Velho

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O potencial da cadeia produtiva do turismo de Porto Velho está sendo levantado pela Fundação Getúlio Vargas, através da pesquisadora Gabriela Serpa. Durante dois dias, 29 e 30 deste mês, a pesquisadora entrevistou representantes do setor hoteleiro, de agência de turismo, produtores de eventos, de transportes, cultural, poderes públicos, entre outros. Esta pesquisa de campo abrange as atividades associadas ao turismo nos 65 destinos indutores e em suas áreas de influência, e Porto Velho é um destes indutores.
De acordo com a pesquisadora, “o objetivo é buscar identificar a cadeia produtiva do turismo de Porto Velho, sua estrutura para capacitação logística e de pessoal, e a produção associada ao turismo nos destinos, além de verificar a sua área geográfica de influência”, informou a pesquisadora.
 
O Coordenador Municipal de Turismo (Cmtur), Jun Yamamoto, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdestur), explicou que, “o Ministério do Turismo (MT), contratou a Fundação Getúlio Vargas para coletar dados destes destinos indutores. Pela primeira vez a nossa capital passa por esta avaliação, que está na sua segunda fase, a primeira foi a de competitividade dos indutores, que levantou as estruturas de aeroportos, rodoviárias, trânsito, mão de obra especializada, pontos turísticos, investimento dos setores público e privado com foco no turismo, entre outras avaliações. Esta nova fase vai gerar outras informações muito úteis para no nosso município que através da Semdestur e da Cmtur, vamos realizar melhor nossas atividades para despertar o turismo local em Porto Velho com reflexo na região Norte”, apontou Jun.
 
Destino Indutor
 
O ministério do Turismo lançou a segunda edição do relatório anual do ‘Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional’, dentro do programa ‘Roteiros do Brasil programa de regionalização do turismo’. Porto Velho foi apontado como um dos destinos indutores na região Norte, com destaque para o pólo Madeira-Mamoré, onde estão incluídos os distritos de Jacy-Paraná e Abunã. A pesquisa não citou outras cidades em Rondônia como indutoras.
O objetivo da pesquisa do Ministério do Turismo é mostrar os resultados consolidados entre as duas pesquisas, 2008 e 2009, e no total geral, Porto Velho subiu de 42,8, em 2008, para 45,7 em 2009. Segundo o critério da pesquisa apenas resultados superiores ou inferiores a um ponto são considerados como avanço ou recuo na capacidade do município.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS