As Varas do Trabalho de Vilhena e Pimenta Bueno alcançaram, respectivamente, os índices de 100% e 75% de acordos nas audiências de conciliação realizadas na semana passada como parte do Projeto Conciliar 14 do Tribunal Regional do Trabalho de Rondônia e Acre.
O projeto prevê a realização de audiências de conciliação - procedimentos ordinários - nas unidades de primeira instância toda penúltima sexta-feira do mês, com o objetivo de reduzir os estoques de processos trabalhistas em fase de execução, sem prejuízo da apreciação da pauta normal de audiências.
No último dia 22 de julho foram realizadas nove audiências de tentativa de conciliação na Vara do Trabalho Vilhena, conduzidas pelos juízes Silmara Negrett Moura e Francisco Montenegro Neto. De acordo com a chefe da Sala de Audiências, Grasiely da Rocha, o total de acordos para quitação de créditos trabalhistas em processos de execução, que tramitavam desde 2004, foi de R$310 mil.
A Vara do Trabalho de Pimenta Bueno incluiu 21 processos em pauta e depois de realizar 50% das audiências já havia alcançado o índice de 75% de acordos. A juíza titular, Consuelo Vila Real, considera alto o índice de acordos obtidos, e ressaltou que os percentuais cresceram principalmente depois da implantação do Projeto Conciliar 14.