Cerca de 500 cavaleiros, montados em seus cavalos, abriram oficialmente, a 18.ª Exposição Agropecuária de Alvorada do Oeste – Expoalvo, neste domingo, 25, em Alvorada do Oeste. A cavalgada contou com uma participação especial: sete tratores adquiridos através do Programa Mais Alimento, conduzidos pelos agricultores familiares, abriram o desfile.
A cavalgada, em exposições agropecuárias, já é tradição, mas os tratores nem sempre fazem parte dessa festa. Em Alvorada do Oeste eles foram a sensação do desfile de abertura da 18.ª Expoalvo que acontece de 25 de julho a 1.º de agosto no Parque de Exposição “Quintaniro Roque de Oliveira”, sede da Associação Agropecuária de Alvorada do Oeste (Aapeal). A iniciativa partiu dos próprios beneficiários. Com objetivo de mostrar sua satisfação com o bem adquirido, os agricultores levaram suas máquinas para as ruas e marcaram presença nessa grande festa.
Os equipamentos foram adquiridos pelos agricultores familiares através do Programa Mais Alimento, uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que permite ao agricultor financiar investimentos em infraestrutura em suas propriedades.
O Projeto foi elaborado pela Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), que também dá assistência na manutenção e execução das atividades na propriedade. Segundo o extensionista da Emater, Juniomar Loureiro Mota, em Alvorada do Oeste foram financiados sete tratores. Esses tratores ajudarão o agricultor a preparar sua área para plantio e auxiliarão em diversas atividades na propriedade.
Mas a maior satisfação dos agricultores está na conquista em poder adquirir os equipamentos com juros baixos e prazo de pagamento facilitado. Através do Programa Mais Alimento o agricultor pode investir em produção de culturas como arroz, café, milho, feijão, etc. e modernização com aquisição de máquinas, resfriadores de leite, correção de solo, melhoria genética, irrigação, entre outros, até o limite de 130 mil reais. O prazo para pagamento é em até dez anos, com três anos de carência, e juros de 2% ao ano. Outro benefício para o agricultor é que, se ele pagar o financiamento nos três primeiros anos, poderá abater os juros e quitar sua dívida.
Essa facilidade e a certeza de que obterão maior rendimento em suas propriedades levaram o agricultor a comprar seus equipamentos e a mostrar a sua satisfação no desfile de abertura da Expoalvo.
Os tratores, pilotados pelos agricultores, foram posicionados à frente e puxaram a cavalgada. O secretário de agricultura, Francisco Evaldo de Lima, que participava da festa, foi convidado para pilotar uma das máquinas. Para ele foi muito gratificante poder participar da cavalgada ao lado dos agricultores e ver a sua satisfação com o trabalho que a Emater vem fazendo no município.
Após a cavalgada os tratores retornaram às propriedades dos agricultores para dar continuidade ao trabalho de fortalecimento do setor produtivo.