Nova Mutum Paraná já conta com feira de hortifrutigranjeiros

Nova Mutum Paraná já conta com feira de hortifrutigranjeiros

Nova Mutum Paraná já conta com feira de hortifrutigranjeiros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
 
Moradores da vila da Usina aprovam a primeira feira de hortifrutigranjeiros
 
O Observatório Ambiental Jirau, com apoio da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), realizou no último fim de semana a primeira Feira Livre de Nova Mutum Paraná, que acontecerá na vila da Usina sempre aos finais de semana pela manhã. A comercialização fica por conta de produtos da Unidade Demonstrativa de Aprendizado (UDA) de Manejo Ambiental do Observatório e dos produtores rurais do PA São Francisco, Ramal Primavera, Arrependido e 31 de Março, que oferecem hortifrutigranjeiros frescos e livres de agrotóxicos.
 
Produtos como quiabo, macaxeira, batata, maxixe, couve, abóbora, ervas, pimenta, banana, açaí, carambola, frango caipira, ovos, água de coco, caldo de cana e pastéis feitos na hora, foram vendidos a preços populares no primeiro fim de semana da feira.
 
Isabel Souza, 35 anos, foi uma das pessoas que aprovou a iniciativa. “Realmente estávamos precisando desses produtos aqui em Nova Mutum Paraná. Meu marido passa o dia e às vezes a noite trabalhando, acabo tendo que fazer a feira da semana sozinha”, relata a moradora.
 
            Paralelamente às vendas, uma pesquisa foi realizada com o intuito de identificar as necessidades dos moradores, visando diversificar ainda mais a variedade dos produtos ofertados. Para Adelina Teixeira Fonseca, coordenadora do Programa de Educação Ambiental desenvolvido pela Usina Hidrelétrica Jirau, a feirinha é resultado dos trabalhos de educação ambiental, que trabalha a organização da produção rural na área de influência da Usina.
 
            A previsão é de que a feira aconteça todos os sábados e domingos das 7h às 12h. Os recursos financeiros obtidos com a comercialização dos produtos serão divididos entre Observatório Ambiental Jirau e produtores rurais, conforme a produção comercializada de cada um.
 
 
Observatório Ambiental Jirau
 
Localizado em Mutum Paraná, o Observatório Ambiental Jirau, mantido pela Energia Sustentável do Brasil, possui como objetivo principal promover atividades voltadas para o desenvolvimento sustentável das comunidades que se encontram na área de influência da Usina Hidrelétrica Jirau.
 
Através de ações de capacitação para a formação de monitores ambientais em pesquisa social e produção de informações socioambientais como cinema, documentário e jornal, manejo ambiental e projetos de geração de renda, informática, música, desenho e outras, cerca de 160 pessoas da comunidade são atendidas pelo programa, dos quais 26 jovens atuam na Unidade Demonstrativa de Aprendizado de Manejo Ambiental (UDA), que funciona no Observatório.
 
O projeto prevê que o Observatório se torne uma organização auto-sustentável, gerida por representantes de diversos segmentos sociais das próprias comunidades do entorno do empreendimento, com estatuto e regimentos aprovados em assembleia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS