Governo incentiva municípios a criar conselhos de pessoa com deficiência

Governo incentiva municípios a criar conselhos de pessoa com deficiência

Governo incentiva municípios a criar conselhos de pessoa com deficiência

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia está mobilizando os 52 municípios rondonienses para criar seus Conselhos Municipais da Pessoa com Deficiência. Com a criação do colegiado, que deve ser instituído por decreto do Executivo e aprovado pela Câmara Municipal, esse grupo social terá mais acesso as políticas públicas que visam a sua inclusão na sociedade.
 
De acordo com o secretário de Estado de Assistência Social, Sebastião Calegari Filho, essa articulação da administração estadual, constitui-se em uma das etapas da agenda social estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem como meta assegurar os direitos humanos dessa faixa da população.
 
“A proposta é fomentar a plena inclusão da pessoa com deficiência no processo de desenvolvimento do país, buscando eliminar todas as formas de discriminação e garantir o acesso aos bens e serviços da comunidade, promovendo e defendendo os direitos desta parcela da população”, salientou o titular da Seas, pasta que coordena essa política pública no Estado.
 
Para acompanhar as ações de tal temática na esfera estadual, a pasta conta com a Coordenadoria de Pessoas com Deficiência, cujo coordenador Daniel Alves é cadeirante e vivencia, diariamente, os obstáculos que a pessoa com deficiência enfrenta principalmente por falta de acessibilidade.
 
“Estamos buscando fortalecer esse debate nos municípios, já que tivemos uma grande conquista em Rondônia com a criação do Conselho Estadual em 2008”, salienta Daniel, que juntamente com a secretária-adjunta da Seas, Gerdalva Vasconcelos, esteve em Candeias do Jamari na semana passada com o intuito de acompanhar “in loco” o trabalho das autoridades locais em defesa dessa causa.
 
Na oportunidade, ambos participaram do 1º Fórum Municipal de Pessoas com Deficiência de Candeias do Jamari, que contou com a presença de várias autoridades, entre as quais, o prefeito Dinho, e a secretária municipal de Assistência Social Leni Souza.
 
Para Gerdalva Vasconcelos, o evento que teve como palestrante o próprio representante da Seas Daniel Alves de Souza, foi um importante avanço do trabalho de articulação que a secretaria vem desenvolvendo permanentemente em todo o Estado.
 
“A parceria é fundamental para conseguirmos a mobilização social, inclusive queremos sensibilizar as empresas, tendo em vista a necessidade de se criar postos de trabalho para esse segmento”, disse ela. 
 
Mercado de trabalho
 
O Brasil deveria empregar 851.078 pessoas com deficiência para que a Lei de Cotas fosse cumprida no país. Até dezembro do ano passado, entretanto, o total de deficientes inseridos no mercado era de 152.537, segundo dados da fiscalização do Ministério do Trabalho.
 
A média de cumprimento da lei no país é de 17,9% de acordo com levantamento do Espaço Cidadania, que atua em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Pesquisa feita para o Instituto Ethos com as quinhentas maiores empresas do Brasil revelou que, no nível operacional apenas 1,9% dos funcionários eram pessoas com deficiência em 2007.
 

O estudo apontou que a maior parte eram deficientes físicos. Somente 0,1% dos contratados era deficientes visuais e 0,1% tinha deficiências múltiplas. Nos níveis de supervisão e gerência, os percentuais de deficientes eram 0,4 % e 0,38%, respectivamente. Ou seja, as cotas estão longe de ser cumpridas. 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS