O Tribunal de Contas de Rondônia em parceria com a ASCAVERO, Associação de Câmaras e Vereadores de Rondônia, realiza nos dias 14 e 15 de maio, o I encontro de vereadores em Cacoal. Os palestrantes do evento serão os conselheiros e técnicos do TCE/RO.
TCE - Regional de Cacoal
Cacoal será a 2ª cidade a sediar uma Regional do TCE, que atenderá 14 municípios da região. Municípios como Alto Alegre, Castanheiras, Espigão do Oeste, Parecis, Pimenta Bueno, Primavera de Rondônia, Ministro Andreazza, Nova Brasilândia, Novo Horizonte, São Miguel, Seringueiras, Santa Luzia, Rolim de Moura, e São Felipe serão contemplados com a sede do Tribunal em Cacoal. A obra, orçada em R$ 950 mil reais, está prevista para inaugurar neste segundo semestre de 2010.
O presidente do TCE, conselheiro José Gomes de Melo, enfatizou a importância da instalação física do TCE em Cacoal. É um momento histórico para a Instituição, pois mais um passo foi dado para o programa de interiorização do Tribunal de Contas. Queremos descentralizar e deixar o órgão mais perto dos municípios, permitindo uma assistência melhor aos gestores públicos e consequentemente à população desta região.
O vice-presidente, Conselheiro Valdivino Crispim de Souza, destacou que o acesso dos ordenadores de despesas, técnicos de prefeituras e câmaras municipais e da própria população será facilitado com a instalação do TCE em Cacoal.
O ouvidor, Conselheiro Francisco Carvalho da Silva, falou sobre a descentralização do Tribunal e as dificuldades enfrentadas pelos ordenadores de despesa. “Queremos acabar com este mito. O TCE tem o papel fiscalizador, mas acima de tudo, tem o papel de orientar, prevenir, para diminuir as falhas e aumentar os acertos na administração pública” disse.
Curso de Capacitação
O TCE/RO estará realizando, entre os dias 24 e 25 de maio, o curso de capacitação para técnicos municipais. O evento, também, será realizado em Cacoal.
Composição
O TCE/RO é formado por 07 conselheiros, sendo 04 escolhidos pelo Poder Legislativo, 01 pelo Governador, 01 pelo corpo técnico da Instituição e 01 indicado pelo Ministério Público.