MP lança projeto “Ser Cidadão é Ter Ação” junto ao público infantil no próximo dia 7
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça da Cidadania, lança no próximo dia 7 o projeto “Ser Cidadão é Ter Ação - Noções de Cidadania na Escola”, em solenidade a ser realizada no auditório do edifício-sede da Instituição, às 8h30, com a presença de estudantes da rede pública. A iniciativa visa trabalhar questões básicas de cidadania junto ao público infantil, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed). O trabalho terá como principal ferramenta uma cartilha pedagógica, em que a mascote do projeto, um Promotor de Justiça mirim chamado Mepinho, aborda os assuntos de forma leve e divertida. O personagem infantil será apresentado ao público convidado durante o lançamento do projeto no MPRO.
A publicação será distribuída para crianças com idade entre 8 e 12 anos, público-alvo do projeto, e será um dos instrumentos utilizados para contribuir para a formação de uma criança consciente de seus direitos e deveres, incentivando-a a compreender e transformar todas as esferas de sua realidade social.
O projeto “Ser Cidadão é Ter Ação” pretende provocar a reflexão sobre as principais violações de direitos percebidas no dia-a-dia do espaço escolar, levando a criança a compreender que direitos e deveres existem para garantir uma convivência harmônica entre todos. A iniciativa do MP também tem como objetivo estimular o desenvolvimento da cidadania ativa, orientar a criança para a vivência dentro dos parâmetros da democracia e desenvolver o espírito de solidariedade e voluntariado desde a fase infantil.
Entre as atividades do projeto estão previstas a inserção da temática nos roteiros da sala de aula, em dinâmicas coordenadas pelos educadores, a realização de oficinas de cidadania e a realização de encontros com pais dos estudantes, entre outras.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!