O primeiro passo para os trabalhos de capacitação das empresas âncoras e fornecedoras iniciou ontem, 19, e está inserido no cronograma de atividades do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL- Rondônia). As ações preliminares do PQF estarão voltadas à gestão estratégica para detectar as necessidades das empresas, a fim de que sejam levantadas diretrizes que vão subsidiar os procedimentos para a capacitação empresarial. As 30 empresas foram divididas em duas turmas, sendo que a segunda turma também iniciará a qualificação ainda neste mês.
A abertura do evento foi feita pelo superintendente do IEL/RO, Nazareno Gomes Barbosa que, na ocasião, representou o presidente do Sistema FIERO, Denis Roberto Baú. Ele discorreu sobre o papel do IEL junto às empresas rondonienses, em busca de torná-las mais competitivas para acompanharem o desenvolvimento do Estado, principalmente, quando se trata do vertiginoso crescimento do parque industrial local. ?A equipe do IEL está empenhada neste projeto, caminhando lado a lado junto das empresas integrantes do programa para que os resultados sejam atingidos e mais negócios sustentáveis sejam articulados no nosso Estado?, afirmou Barbosa.
A gestora do PQF em Rondônia, Andréia Tamayose Rezende prosseguiu com a apresentação geral do programa de qualificação aos empresários e reforçou que o objetivo do PQF está alinhado ao slogan trabalhado pelo Sistema FIERO ?Abrindo Fronteiras, Fechando Negócios?. Ela demonstrou, passo a passo, a sequencia das atividades que a programação vai obedecer, levando em conta, as gestões financeira, comercial, da produção, da qualidade e licitações.
Representantes das empresas âncoras também se pronunciaram a respeito da importância das parcerias que fomentam e estreitam as relações empresariais que envolvem benefícios tanto às compradoras como às fornecedoras.
O IEL Rondônia, na visão do representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Rondônia), Mário Antonio Veronezzi, saiu muito à frente neste projeto com a adesão concretizada de cinco âncoras já no início deste ano, enquanto que outros estados ainda estão com o programa em negociação.
O Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) tem como parceiros as instituições: Governo do Estado de Rondônia, Prefeitura Municipal de Porto Velho, o SEBRAE, o SENAI e o SESI.