Integrar os projetos da prefeitura de Porto Velho para o complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré com os projetos da Marinha, esta é a proposta do Prefeito Roberto Sobrinho ao almirante José Geraldo Fernandes. A reunião aconteceu no gabinete do prefeito na tarde desta quinta-feira, 18, com a participação do secretário municipal de Projetos e Obras Especiais, Israel Xavier.
A prefeitura está construindo o Porto Hidroviário e construirá também, uma grande obra para toda a região do Cai N’Água, que será o Parque Madeira Mamoré. Esta estrutura será composta da Praça do Mercado, de um Setor Esportivo, da Esplanada das Águas e do Tanque de Aguáticas além da total recuperação dos Galpões, da Rotunda e dos Maquinários da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
A marinha também tem projetos para a região, já que usa há décadas o porto atracando os navios de carga e de guerra e ainda atua diariamente no controle e fiscalização do trafego de embarcações no Rio Madeira. No projeto da Marinha está previsto a construção de um porto militar, também com flutuante igual ao do Porto Hidroviário da Prefeitura e novos prédios em solo e recuperação de alguns pontos históricos junto à margem do Madeira.
“É fundamental a presença da Marinha no Cai N’Água, e fico feliz ao saber que mais militares da marinha estão sendo transferidos para Porto Velho. É uma grande força e apoio ao nosso patrimônio, que a prefeitura está recuperando depois de décadas de abandono enquanto esteve nas mãos do executivo estadual”, enfatizou Roberto Sobrinho ao falar sobre a integração dos projetos.
Para o almirante, “a Marinha sempre esteve presente nesta região, cuidando da segurança nacional e do patrimônio público federal. O projeto da prefeitura é muito importante e tenho certeza que junto com o nosso projeto, quem ganha é a sociedade de Porto Velho”, disse.
Israel Xavier visitou com o almirante a área e engenheiros da marinha e da prefeitura acompanharam a visita e brevemente voltarão a se reunir para tomar novas decisões sobre uma possível integração dos projetos.