Auditoria finaliza processo de certificação do Projeto Reca

Auditoria finaliza processo de certificação do Projeto Reca

Auditoria finaliza processo de certificação do Projeto Reca

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Até o final de março, as instalações industriais do Projeto Reca (Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado), localizado em Nova Califórnia, distrito de Porto Velho (RO) na divisa dos Estados de Rondônia e Acre, devem concluir ações de melhoria em alguns processos para, finalmente, obter a certificação orgânica de polpas e essências da Amazônia.
 
O Projeto Reca será a segunda empresa do ramo a ser certificada em Rondônia. A primeira foi a Schwaab Company, especializada em produtos de beleza à base de essências florestais.
 
A informação é de João Machado Neto, consultor do Sebrae em Rondônia e gestor do projeto. Também está à frente do processo de certificação o Sebrae Nacional.
 
A certificação do Reca busca atender exigências dos mercados europeus e norte americanos para produtos orgânicos. Vinte e oito famílias da localidade serão beneficiadas.
 
O Projeto Reca surgiu em 1987, em Nova Califórnia, e tem como principal atividade a exploração de sistemas agroflorestais geradoras de alimentos. Estão sendo certificados produtos de polpas dos frutos cupuaçu, açaí, de castanha-do-brasil, além do óleo de copaíba, andiroba e palmito de pupunha.
 
O prazo estabelecido até o final deste mês, segundo Machado Neto, tornou-se necessário face à inspeção realizada pela entidade certificadora IBD (Instituto Biodinâmico), nos dias 18 e 19 de fevereiro último, quando foram detectadas necessidades de melhorias no controle de estoque de alguns produtos e também aperfeiçoamento dos processos de manuseio. “Após essas adequações, finalmente deverá ser concedida a certificação”.
 
A primeira inspeção ocorreu no Reca em 2009, nas linhas de produção de produtos. Em decorrência disso, foram necessárias adequação os processos de armazenagem e de embalagens. “Também ocorreu uma capacitação em sistemas de controles internos visando preparação das pessoas envolvidas com a certificação orgânica internacional”, detalha Machado Neto.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS