Painel Político – (SIPAM funciona como 'desculpômetro' da prefeitura da Capital) - Alan Alex

SIPAM funciona como 'desculpômetro' da prefeitura da Capital

Painel Político – (SIPAM funciona como 'desculpômetro' da prefeitura da Capital) - Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Chove chuva

Uma triste realidade que chegou junto com o prefeito Roberto Sobrinho são as alagações. Os moradores da avenida Pinheiro Machado, estão revoltados com a situação. É que a prefeitura gastou milhões para “abrir” a Avenida mas esqueceu de fazer o básico, que seria a rede de saneamento. Cansados da incompetência municipal, eles decidiram radicalizar a vão tomar providências legais contra o prefeito. Passou da hora.

Desculpômetro

E a prefeitura arrumou um órgão que, no dia seguinte a cada temporal, emite notas afirmando que “as chuvas que caíram em meia hora, era o esperado para o mês inteiro”. Trata-se do Sistema de Proteção da Amazônia – SIPAM – comandado pelo fundador do Partido dos Trabalhadores em Rondônia, José Neumar Silveira. Não foram as chuvas que aumentaram, foi a cidade que cresceu e não existe rede de esgoto. Por aqui chove como sempre choveu na Amazônia, ocorre que a incompetência petista em administrar a cidade, transformou o cotidiano do portovelhense em um caos.

Alagações

Quem estava na rua durante a chuva de ontem pôde testemunhar a situação em que ficaram motoristas, motociclistas e pedestres que buscavam abrigo. Centenas de carros quebrados devido ao grande volume de água que não escoava pelos raros bueiros. Por onde andava o “valente” Jair Ramires nessa hora? Porto Velho vive hoje uma situação quase surreal. Nunca teve tanto dinheiro em caixa, mas também não consegue resolver nenhum problema. Buracos, lama, alagações, epidemia de dengue, trânsito caótico e obras inacabadas. Um quadro aterrador.

Subdimensionada

Ano passado o Rondoniaovivo publicou reportagem sobre as manilhas subdimensionadas que estavam sendo utilizadas pela prefeitura para fazer a rede de esgotos da cidade. Lugares onde o projeto exigia manilhas de 2 metros, eram colocadas de 1,5. Em outros trechos as manilhas sequer eram colocadas. A empresa construía a “boca de lobo” e elas não tinham ligação. Um verdadeiro absurdo que não é contestado por nenhum órgão fiscalizador.

Ainda a companheirada

O Tribunal de Contas da União (TCU) classificou como preocupante a baixa execução do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida, lançado com estardalhaço para servir de bandeira eleitoral à candidatura oficial petista. Dados da Caixa Econômica Federal, enviados ao Tribunal, revelam que apenas 1.221 casas foram concluídas até dezembro último, representando 0,6% de um milhão de casas previstas. Outro dado que denuncia o baixo rendimento do Programa, criado em abril passado,  com o objetivo de construir um milhão de moradias para famílias com renda até dez salários mínimos, é que, até dezembro,  apenas 263 mil moradias foram realmente contratadas para construção. As informações são da Agência Tucana.

Por aqui


Não é diferente. Um dos casos que mais chama a atenção é do residencial Cuniã, que estava sendo construído pela empresa de Chagas Neto e devido a uma pendenga judicial está paralisado e a ação do tempo poderá condenar toda a estrutura da obra. Enquanto isso, a população de baixa renda que precisa dessas casas, continua em situação de penúria.

Silêncio

E Ramiro Negreiros continua vereador em Porto Velho. O vereador Hermínio Coelho, presidente da Câmara, disse que foi “montada uma comissão para dar prosseguimento ao assunto”. A comissão, que Hermínio não sabe com certeza a composição, seria formada por Jaime Gazola, Zequinha Araújo, Bengala e “um outro que não me lembro”, disse o vereador. Tentamos contato com os três e nada. Todos fora de área. Chamou a atenção o número do vereador Jaime Gazola. Um homem que se identificou como “Valdisney” disse estar em São Paulo com o telefone do vereador. Se a conta estiver sendo paga pela Câmara, como é que esse telefone está em São Paulo vereador?

Enquanto isso

Ramiro continua desfrutando das benesses do cargo. E os suplentes não falam nada.

Transposição

Conforme a coluna havia adiantado na semana passada, (http://www.rondoniaovivo.com/news.php?news=60713) os sindicatos vão ao Supremo Tribunal Federal para fazer valer a Emenda Constitucional 060, que transpõe os servidores do Estado para a folha da União. Em reunião no último dia 12, a comissão intersidical que acompanha a transposição decidiu que vai solicitar de seus filiados, autorização para ingressar no STF pedindo urgência no cumprimento da Emenda.

Interessante

É que a bancada do PT, composta por dois deputados federais, Eduardo Valverde e Anselmo de Jesus, e uma senadora, Fátima Cleide, não fala absolutamente nada sobre o assunto. Por serem do partido do presidente, eles deveriam tomar a frente e retaliar o governo no Congresso, além de exigir que fosse cumprida o que determina a Emenda.

Disse me disse


A secretária de Estado de Educação, Marli Cahúlla, disse em entrevista coletiva nesta segunda-feira, que “apenas 25 por cento das escolas estaduais tem algum tipo de paralisação”. Já o Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Sintero – disse que esse número chega a 80 por cento. Pelo sim, pelo não, os estudantes não estão tendo aula. As informações dão conta que os números do Sintero são os que mais se aproximam da realidade. Como sempre, os prejudicados são os alunos e seus pais.

Sinsepol

Na última sexta-feira os policiais votaram no primeiro turno para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil, Sinsepol. Disputam o segundo turno, Renan Maldonado, Chapa 17 e Jales, chapa 15. a disputa está acirrada e uma pequena diferença de votos separa as duas chapas. A expectativa é grande para a próxima votação, que deve acontecer dentro das próximas duas semanas.

Contatos

3229-8673 e 9907-0701 são os telefones que você fala com o Painel Politico. Você pode ainda enviar um e-mail para alan.alex@gmail.com

Na TV

A partir do meio-dia, de segunda a sexta, você acompanha o programa Painel Político no canal 38 – RBRTV. Sempre uma nova entrevista, com personalidades do universo político regional, além de temas atuais e rrelevantes para a sociedade. O programa é reprisado às 7 horas e aos domingos, uma edição com os melhores momentos da semana, sempre às 13 horas.

Nas bancas

Folha de Rondônia, o maior jornal do Estado é parceiro do programa Painel Político.


Banana contra AIDS


Um estudo americano publicado nesta segunda-feira revela que uma classe de proteína presente nas bananas pode prevenir a transmissão sexual do vírus da Aids. Segundo os pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, a lectina BanLec é um inibidor natural do HIV "tão potente quanto duas das principais drogas utilizadas atualmente no tratamento da doença". A pesquisa publicada na mais recente edição da revista especializada Journal of Biological Chemistry explica que o BanLec bloqueia a ação do vírus HIV antes que ele possa se fixar às células sanguíneas.

Fracasso

O laboratório norte-americano Pfizer anunciou na semana passada o fracasso dos testes clínicos realizados com duas moléculas por seu departamento de oncologia. Pfizer revelou ter suspendido a fase três de testes da molécula Figitumumab, cuja associação com outro medicamento era analisada para o tratamento do câncer pulmonar grave."É pouco provável que a adição da [molécula] Figitumumab ao [medicamento] Erlotinib proporcione um tempo de sobrevida estatisticamente significativo aos pacientes em comparação ao uso isolado do Erlotinib", destacou o laboratório. A Pfizer já havia interrompido, em dezembro de 2009, testes de fase três associando o Figitumumab a outro medicamento contra o câncer de pulmão.

Ainda o câncer

Uma nova técnica de análise de DNA é capaz de detectar rapidamente o sucesso ou fracasso de uma terapia contra câncer ou de uma cirurgia para extração do tumor. Desenvolvendo um método para encontrar grandes sequências de material genético alterado em células cancerosas, cientistas do Centro de Câncer Johns Hopkins-Kimmel, de Baltimore (EUA), conseguiram que um exame de sangue fizesse algo que, em geral, requer uma tomografia computadorizada. Um estudo que detalha como a técnica foi usada em testes com seis pacientes foi apresentado ontem em San Diego, na Califórnia, no encontro anual da AAAS (Associação Americana para o Avanço da Ciência), e publicado no site da revista "Science Translational Medicine". Os autores explicaram que, para criar o teste, foi preciso sequenciar genomas quase completos de cada um dos pacientes --quatro com câncer colorretal e duas com câncer de mama-- e de amostras dos tumores dessas pessoas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS