500 produtores leiteiros capacitados no Território Central da Cidadania

500 produtores leiteiros capacitados no Território Central da Cidadania

500 produtores leiteiros capacitados no Território Central da Cidadania

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A última segunda-feira (08) foi bastante agitada para cerca de 500 produtores rurais rondonienses. Divididos em 25 turmas entre as 13 cidades que compõem o Território Central da Cidadania, os produtores receberam simultaneamente o primeiro módulo de capacitação rural, intitulada Gestão da Propriedade Leiteira.
O treinamento faz parte do Projeto Cadeia Produtiva de Leite e Derivados no Território Central da Cidadania e foi repassado por 25 técnicos da Emater , de forma simultânea. Mais dois módulos, Produção do Leite com Qualidade e Técnicas Agrosilvipastoris, serão ministrados aos produtores nos meses subseqüentes.
O Sebrae realiza a gestão do projeto, e vê o produtor rural como um empreendedor. Toda estratégia desenvolvida pelo projeto é para capacitá-lo como um empresário, assim ele deve saber gerir suas finanças, controlar seus custos e obter lucro através dessa preocupação, salienta Desóstenes Marcos do Nascimento, gerente da unidade de atendimento coletivo do Sebrae em Rondônia .
Todos os técnicos da Emater responsáveis pelo repasse foram orientados quanto a levantamento patrimonial, custo de produção e controle financeiro. Ricardo Vilas Boas medico veterinário da Emater, responsável pelo treinamento em uma das localidades na região de Ji-Paraná, acredita que o produtor sairá do primeiro módulo capaz de exercer melhor a gestão de sua propriedade.
Para a gerente regional do SEBRAE em Ji-Paraná, Sirley Aparecida Fernando, o produtor precisa conhecer ferramentas de gestão para melhorar o desempenho de sua propriedade. ?A idéia é que o produtor veja e administre sua terra como uma pequena empresa, organizando sua produção para a obtenção de lucro?, afirma.
Antes mesmo do inicio da capacitação os produtores já se demonstravam conscientes quanto à importância de ferramentas administrativas para a gestão de seu negócio. O interesse no treinamento é fundamental para nós produtores. Nossa propriedade tem que ser vista como uma empresa, organizada e lucrativa, enfatiza o produtor rural de Ji-Paraná, Raimundo Alves da Silva.
Cadeia Produtiva de leite e Derivados no Território Central da Cidadania é realizado com a parceria de Sebrae, Emater, Embrapa, Sedes, Seagri, Embrapa, Proleite e Câmara Setorial de Leite RO e apoio da Idaron, Fetagro, Senar, Sindleite, Codeter e Organizações Sociais de Produtores por meio do Fórum do Território Central da Cidadania. Seu principal objetivo é fortalecer a atividade leiteira no território central da cidadania, com foco na melhoria da qualidade, incremento da produção e comercialização.
Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS