Vencedor da licitação da ponte na BR-319 será homologado na próxima terça-feira

Vencedor da licitação da ponte na BR-319 será homologado na próxima terça-feira

Vencedor da licitação da ponte na BR-319 será homologado na próxima terça-feira

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Seguindo os prazos normais, o contrato será assinado até o final de março
e a obra poderá começar no início do mês de abril
 
 
?Mais uma importante etapa foi vencida no processo para a contratação da empresa que fará a construção da ponte sobre o rio Madeira na BR-319?. A declaração é do diretor de Planejamento e Pesquisa do Dnit, Miguel de Souza, após anunciar o consórcio composto pelas empresas Emsa e M.Martins como o vencedor, na modalidade menor preço, do processo licitatório para a construção da ponte. As propostas de preço foram abertas na manhã desta sexta-feira (05), na sede do DNIT em Brasília e seguindo o trâmite do processo, na próxima terça-feira (09) a colegiada do Dnit homologará a vencedora do certame.
 
O processo licitatório teve sua fase inicial de avaliação técnica e habilitação no início do mês de fevereiro e ainda teve habilitadas para esta segunda fase o consórcio composto pelas empresas Mendes Júnior/Camter e a Construtora Gaspar. ?Seguindo os prazos normais, até o final de março o contrato já estará assinado e no mês de abril o consórcio já poderá dar início às obras?, falou bastante confiante Miguel de Souza. O Consórcio vencedor cotou a obra em R$ 209.421.100,01 e, segundo o projeto, deve concluir a obra em até dois anos.
 
Miguel de Souza faz questão de enfatizar que o empenho do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, foi fundamental para que o processo licitatório ocorresse no início deste ano, pois ?a ponte faz parte da ligação terrestre entre Porto Velho e Manaus. A partir da conclusão do asfaltamento da 319, o estado do Amazonas terá finalmente acesso por via terrestre às regiões Sul e Sudeste. E mais, o Amazonas fará parte da integração continental com o pacífico através das saídas pela Bolívia e pelo Peru, passando por Rondônia que serão realidade após a conclusão da ponte binacional Brasil/Bolívia e da ponte no distrito de Extrema?, salienta.
 
O projeto de construção da ponte já vem sendo defendido intensamente desde o ano de 2000 pela bancada de Rondônia. Mas Miguel destaca que só ganhou força após o resgate do processo pela senadora Fátima Cleide (PT), com apoio da bancada rondoniense, do prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho (PT) e da sua atuação firme no DPP/DNIT. A frente do DPP Miguel de Souza agilizou os estudos e todos os procedimentos para licitar a obra o quanto antes. ?Assim que o processo foi resgatado pela senadora, fomos incansáveis em tornar esse sonho uma realidade e não medimos esforços para que tudo ocorresse na maior brevidade. Mesmo contrariando interesses econômicos de grupos que defendiam a manutenção das balsas, fomos vencedores e só podemos comemorar, pois as vantagens econômico-sociais para as comunidades que moram do outro lado serão imensas, uma vez que o cidadão não terá mais que desembolsar dinheiro diariamente para cruzar o rio e o acesso será mais rápido?.
 
Miguel de Souza ainda destaca que a ponte sobre o Madeira na BR-319, faz parte da integração de Rondônia com os demais continentes. Através da BR-319, Rondônia poderá comercializar e fazer intercâmbio com os mercados da Venezuela e do Caribe. Desta forma, Rondônia terá saída por via terrestre tanto para os mercados do Pacífico como do Oceano Atlântico.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS