Aluna da Unir ganha bolsa para mestrado no Japão

Estudante é a primeira de Rondônia a ganhar uma bolsa nesta modalidade

Aluna da Unir ganha bolsa para mestrado no Japão

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A aluna do curso de Química da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Maria Odaise Silva dos Santos, ganhou uma bolsa do Governo Japonês para fazer o mestrado em Química Orgânica na Osaka University. O resultado foi divulgado pelo Consulado Geral do Japão em Manaus no início de fevereiro. A acadêmica, que se formou em Química na Unir em 2008, estudará no Instituto de Pesquisas Científicas e Industriais do Japão, sob orientação do professor Shinobu Takizawa. Maria Odaise poderá ficar no Japão pelo período de 1 a 2 anos, que pode se estender por até 6 anos. A estudante é a primeira de Rondônia a ganhar uma bolsa nesta modalidade do Governo Japonês.Maria Odaise conta que recebeu a notícia com entusiasmo. “Estou muito feliz com a oportunidade de fazer um mestrado no Japão. É um sonho que estou realizando”, afirma. A acadêmica, natural de Caxias, município do interior do Maranhão, mora em Rondônia desde 1986, e sempre estudou em escola pública.

Na Unir, ao ingressar no curso de Química em 2004, a acadêmica envolveu-se com atividades de pesquisa, por meio do Programa Institucional de Iniciação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Pibic/CNPq). A professora Mariângela Soares de Azevedo, do Departamento de Química da Unir, que acompanhou Odaise durante quase todos os períodos do curso, destaca a dedicação e esforço da acadêmica. “Pude observar que ela era sempre muito dedicada em tudo o que fazia, principalmente quando se tratavam de desafios, como é a área de pesquisa”, afirma. O professor Wanderlei Rodrigues Bastos, também do Departamento de Química da Unir, afirma que vê com muita alegria o fato de Odaise fazer um mestrado no Japão. “É uma excelente oportunidade para ela complementar seus estudos em outro país”, avalia.

Mariângela recorda-se com carinho de quando Maria Odaise foi procurá-la para fazer uma carta de recomendação, um dos documentos necessários para a inscrição no programa de bolsas do Governo Japonês. “Conheço o potencial de Odaise. Ela chegou à universidade com problemas conceituais em Química e superou tudo com muito estudo. Isso fez uma grande diferença. Ela nunca disse ‘Eu não posso!’, mas encarou o desafio e venceu. Fico muito feliz por essa conquista”, comemora Mariângela.
Para o futuro, a estudante Maria Odaise explica que pretende, após concluir o mestrado, prosseguir seus estudos em um curso de doutorado e seguir carreira acadêmica. Indagada se pretende voltar para Rondônia, ela afirma que sim. “Quero contribuir com o desenvolvimento de nossa região”, conclui.

Bolsas de estudo no Japão – O Governo Japonês, por meio do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia, oferece bolsas de estudo para brasileiros em universidades japonesas nas modalidades de graduação e de pós-graduação (mestrado ou doutorado).

Para 2010, o Consulado Geral do Japão em Manaus, que recebe anualmente as inscrições para bolsas dos candidatos residentes em Rondônia, deve divulgar as normas da seleção a partir de abril. Vale ressaltar que as provas são aplicadas em Porto Velho, por meio de um convênio entre a Unir e a Associação Porto Velho Nikkey Club. Mais informações podem ser obtidas no site do Consulado no endereço http://www.manaus.br.emb-japan.go.jp/indexpt.html

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS