Faculdade São Lucas abre Curso de Especialização em Audiologia

Faculdade São Lucas abre Curso de Especialização em Audiologia

Faculdade São Lucas abre Curso de Especialização em Audiologia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Consciente de que a formação proporcionada pela graduação em Fonoaudiologia tem propósitos generalistas e de que é necessário assegurar mecanismos que assegurem a educação continuada, a Faculdade São Lucas (Porto Velho) está lançando o primeiro curso de Especialização em Audiologia de forma a tornar acessível aos fonoaudiólogos de Rondônia os avanços tecnológicos e científicos da área, bem como adequá-los à realidade e necessidade geográfica e sócio-cultural da região. O curso leva em conta que a audição é um dos atributos que favorece a comunicação e seu estudo é uma das áreas de especialização reconhecidas pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. A proposta é qualificar, atualizar e especializar fonoaudiólogos em audiologia, capacitando-os a atuar na avaliação, habilitação e reabilitação da audição e do equilíbrio corporal.

 

A audiologia é uma das áreas de especialidade da Fonoaudiologia reconhecida pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia que tem como objeto de estudo a audição humana e o equilíbrio corporal, sob o ponto de vista normal e patológico. A atuação na área pode ser voltada à prevenção, como, por exemplo, no desenvolvimento de programas de saúde auditiva para recém nascidos (teste da orelhinha) e para trabalhadores expostos a ruído intenso, ao diagnóstico por meio de testes e exames específicos ou à reabilitação com a indicação de aparelhos auditivos ou ainda com terapia da audição e linguagem de deficientes auditivos.

 

O curso atende os critérios estabelecidos pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia de forma a aprofundar os estudos específicos e atuação profissional nas situações que envolvem estratégias e programas de promoção em saúde auditiva; prevenção e diagnóstico da função auditiva e vestibular e de outros sistemas e alterações relacionadas; seleção, adaptação e acompanhamento do uso de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), Implante Coclear e qualquer outro dispositivo para reabilitação auditiva ou proteção da audição; (re)habilitação da audição a partir de uma proposta terapêutica, com a utilização de dispositivos eletrônicos e demais estratégias que se fizerem necessárias, visando a comunicação; capacitação e assessoria em empresas e na rede de ensino público e privado desenvolvendo ações, em parceria com gestores, educadores, estudantes e trabalhadores, que contribuam para a promoção, aprimoramento, e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição.

 

O corpo docente é composto de doutores, mestres e especialistas de renome na área, dentre os quais a Dra. Maria Cecília Bevilacqua, atual presidente da Academia Brasileira de Audiologia (ABA); Dra. Ana Claudia Fiorini, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Acústica (SOBRAC), Dra. Beatriz Novaes, Dra. Kátia de Freitas Alvarenga, MSc. Thelma Costa, Dr. Carlos Kazuo Taguchi e professores da região com formação e titulação específicas na área. A coordenação do curso está sob a responsabilidade da Profª. MSc. Isabel Cristiane Kuniyoshi, fonoaudióloga Mestre em Saúde Pública e Especialista em Audiologia que nos últimos 16 anos tem exercido atividades administrativas e de docência no ensino superior, tanto na graduação como pós-graduação. Na Faculdade São Lucas, além de docente da graduação, coordena a Clínica-Escola de Fonoaudiologia. O curso será na modalidade presencial com aulas teóricas e práticas que serão ministradas nas dependências da Faculdade São Lucas. Os encontros serão mensais, com aulas concentrada às sextas-feiras e sábados. A duração do curso é de dois anos e carga horária de 500 horas. O início está previsto para o mês de março.

 

Outras informações podem ser obtidas junto ao setor de pós-graduação da São Lucas (69) 3211-8015.

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS