A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) iniciou, nesta sexta sexta-feira (19), mais uma turma de especialização lato sensu em Gestão Escolar. O curso faz parte do programa nacional de gestores da escola e insere-se num conjunto de políticas públicas que vêm sendo implementadas pelo setor público, nas esferas federal, estadual e municipal, por meio de um amplo processo de articulação envolvendo o MEC, sistemas de ensino, instituições federais e entidades educacionais e voltadas para a formação continuada e pós-graduada de dirigentes da educação básica, sobretudo gestores de escola públicas.
O secretário adjunto da Seduc, Pascol de Aguiar, fez a abertura da aula inaugural falando da importância de atualização dos gestores escolares.
“Com estas parcerias, podemos contribuir substantivamente para mudar o quadro de formação e solidificação dos profissionais da educação, e, nesse caso, específico dos dirigentes escolares. Fui diretor de escola durante 10 anos e sei muito bem da importância de estarmos atualizados. O ambiente escolar é composto de uma grande diversidade e precisamos estar aptos a lidar com elas”, explicou Pascoal. O coral dos correios deu as boas-vindas aos novos alunos.
Os dados mais recentes do MEC indicam que, no Brasil, do total de dirigentes escolares, 29,32% possuem apenas formação em nível médio, sobretudo na região norte, nordeste e centro-oeste. É de 69,79% o percentual desses dirigentes com formação em nível superior, enquanto apenas 22,96% possuem curso de pós-graduação lato-sensu/especialização.
Diante destes percentuais, o governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tem agilizado a abertura de novos cursos e vem fechando parcerias com instituições federais de ensino superior, através do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, para formar gestores escolares das escolas públicas em cursos de especialização e de atualização em Gestão Escolar. Como resultado dessa iniciativa, o governo espera a melhoria dos índices educacionais de suas escolas e municípios atendidos.