Seduc garante atendimento aos alunos na rede estadual, em mais de 400 escolas
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O período de início das aulas e os preparativos que antecedem esta fase foram amplamente debatidos e explicados na mídia pelos representantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Na manhã desta terça-feira (20) o adjunto Pascoal de Aguiar falou para duas emissoras de TV. Na parte da tarde a secretária titular, professora Marli Cahulla, concedeu entrevista ao jornalista Maurício Calixto, apresentador do Programa A Hora do Povo, na Rádio Rondônia FM, que vai ao ar das 12:00 às 13:00 horas. Às 14h30, a secretária dedicou sua atenção aos telespectadores da RedeTV, gravando entrevista para o Programa Fique Ligado, apresentado pelo deputado Euclides Maciel.
De acordo com Marli Cahulla, o início das aulas caminha bem, com atendimento garantido aos alunos na rede estadual, em mais de 400 escolas. As matrículas transcorreram normalmente, sem a necessidade de dormir em filas. O início do ano letivo está previsto para 8 de fevereiro, mas já na terça-feira (2) começa a Semana Pedagógica, que reunirá os professores da Rede Estadual em Porto Velho. Quanto ao transporte escolar, foi realizada reunião com prefeitos em dezembro de 2009, visando à assinatura de convênio com as prefeituras e, nos casos em que isto não foi possível, o estado fez licitação, garantindo o transporte de seus alunos. Em 2009, o ano letivo começou em março em virtude do início de mandato de muitos prefeitos, que necessitaram de tempo para “tomar pé” da situação e colocar as estradas em boas condições de trânsito. Neste ano verifica-se a volta da normalidade com as aulas começando em fevereiro.
O possível aumento da população em Porto Velho devido à construção das hidrelétricas levou a Seduc a programar para 2010 um amplo programa de construções e reformas escolares para receber novos alunos. Foram 57 processos de construção e reforma em 2009 e 63 processos em 2010, garantindo acessibilidade e reforma elétrica. Além das obras, serão adquiridos 200 ônibus novos, com recursos próprios do Estado. A titular da Seduc abordou também os processos seletivos e concursos, que, segundo sua análise, deverão resolver o problema da defasagem de professores. “No domingo (24) realizamos um processo seletivo. Nosso concurso está previsto para 7 de março, quando será iniciada a substituição gradativa dos emergenciais” – explicou a secretária.
Indagada sobre merenda escolar, a secretária explicou que os recursos estão garantidos, com compras regionalizadas pela Associação de Pais e Professores (APP), mediante licitações. Isto tem garantido a otimização dos recursos, com a aquisição de produtos mais baratos e de ótima qualidade. Paralelo ao processo eficaz de compras há o incentivo ao cultivo de horta nas escolas, que tem garantido significativa melhoria na qualidade da merenda, com a oferta de verduras e legumes frescos.
Em resposta aos ouvintes do Programa “A Hora do Povo”, a secretária falou da gratificação aos professores em sala de aula e aumento salarial dos servidores, cujos projetos serão enviados brevemente para aprovação na Assembléia Legislativa. Respondeu questionamentos sobre construção e reforma de prédios escolares e funcionamento de laboratórios de informática, terminando por aconselhar a participação dos pais na escola, fato que comprovadamente traz melhorias no rendimento escolar dos filhos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!