Projeto de vereador vai garantir bolsas de estudo gratuitas aos alunos de baixa renda
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O anteprojeto de lei do vereador Zequinha Araújo-PMDB, que surgiu da vontade popular, da classe estudantil acompanhada pela proposta de lideranças universitárias e secundaristas denominado, Prouni Municipal, se tornará uma realidade em breve. A garantia foi dada ao vereador pelo prefeito Roberto Sobrinho, durante reunião com secretários municipais e vereadores, onde na oportunidade, o prefeito se mostrou favorável a aprovação da matéria e confirmou a implantação da Faculdade da Prefeitura, a Fapre, que será coordenada pela SEMED.
A proposta do vereador Zequinha, consiste em transformar 80% do INSS que passaria a ser arrecadado das Faculdades Particulares em bolsas integrais de estudos para jovens estudantes de baixa renda.
Segundo o vereador, neste caso serão contemplados estudantes do ensino médio da rede pública e particular, e que sua renda não ultrapasse a dois(02) salários mínimos.
Zequinha acrescenta, que o candidato para se habilitar ao programa deverá atender critérios semelhantes ao Prouni Federal, ou seja, concorrer ao ENEM e atender as normas estipuladas nacionalmente.
De acordo com o vereador, Porto Velho poderá oferecer com esta medida, dependendo da adesão das faculdades particulares ao programa, mais de mil vagas a população estudantil.
As faculdades Uniron e a Faro já sinalizaram positivamente, enquanto há perspectivas de que as demais instituições de ensino superior venham aderir ao programa que permitirá o acesso da população menos favorecida ao ensino universitário sem qualquer despesa.
Estamos acompanhando a tramitação da proposta, e confiante de o Prouni Municipal em breve será implantado nas faculdades particulares localizadas na cidade de Porto Velho beneficiando a população estudantil de baixa renda, garante o vereador.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!