O prefeito Padre Franco Vialetto (PT) empossou na manhã de sábado, 02, na sala da direção da Unidade Mista de Cacoal o novo Secretário de Saúde de Cacoal, José Marcos de Sousa, o diretor administrativo daquela unidade hospitalar, fisioterapeuta Robson Luiz Luciano Rosa, e também na oportunidade o novo assessor de comunicação da Prefeitura de Cacoal, José Maria Monteiro Neto.
José Marcos de Sousa é formado em administração de empresas e gestão pública de saúde. Antes de aceitar o convite para assumir a área de saúde foi diretor administrativo do Centro de Hemodiálise em Cacoal, assessor técnico do Hospital São Daniel Comboni e Santo Antônio Energia na readequação do projeto de execução da obra do Hospital Regional. Também já foi secretário de saúde na gestão de Inês Zanol em Pimenta Bueno e entre 2006/2007 foi secretário da ex-prefeita Sueli Aragão.
Para Franco Vialetto, a saúde é um desafio de todos os gestores públicos e precisa ser vencida constantemente. Ele reconheceu a existência de dificuldade na contratação de médicos. “Isso é devido ao quantitativo existente em nossa região porque alguns trabalham aqui, e em outras cidades. Na verdade, existe a dificuldade de se encontrar profissionais disponíveis”, informou.
José Marcos adiantou que nesse primeiro momento será realizada uma campanha de conscientização da dengue envolvendo toda a comunidade, enumerando ainda que nesse período de chuvas é importante cada um fazer a sua parte no cotidiano, fortalecendo que irá reativar o Núcleo de Educação Permanente da Saúde. Ele adiantou que o trabalho de combate a dengue tem que ser ação continuada e permanente, e irá fortalecer as Unidades Básicas de Saúde para melhor atendimento a população, além de exigir um novo posicionamento em relação ao Plano Municipal de Saúde.