Infratores ambientais realizam trabalho no parque ecológico

Infratores ambientais realizam trabalho no parque ecológico

Infratores ambientais realizam trabalho no parque ecológico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os participantes da terceira turma do programa de Ressocialização Ambiental, realizado pelo Ministério Público de Rondônia e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram, pela primeira vez, de uma atividade prática no Parque Ecológico de Porto Velho, na manhã do sábado (12/12).
 
Divididos em quatro grupos, os cerca de 40 participantes do programa, percorreram quatro estações distribuídas ao longo do parque para conhecer a importância dos quatro elementos da natureza: solo, biodiversidade, água e ar. Eles também realizaram um mutirão de limpeza do parque, quando foram recolhidos materiais dos mais diversos jogados indevidamente no local.
 
Com duração de seis dias, o programa tem como público-alvo os infratores ambientais sujeitos à aplicação da Lei 9.099/95. Durante a semana, os participantes tiveram aulas teóricas, ministradas por instrutores do Ibama, Secretarias Municipal e Estadual do Meio Ambiente, Unir e Organizações Não Governamentais como ICM/BIO, Karipunas e Aqua Viva.
 
A Promotora de Justiça do Meio Ambiente, Aidee Maria Moser Torquato Luiz, avaliou como positiva a realização do programa, que este ano atingiu cerca de 100 participantes. Ela explicou que as penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais para crimes de menor potencial, como o pagamento de multa e prestação de serviços a comunidade, nem sempre surtiam os resultados esperados.
 
Segundo ela, a principal proposta do Programa de Ressocialização Ambiental de criar uma conscientização aos participantes da importância da preservação do meio ambiente. “Espero que cada um de vocês veja esse curso não como um castigo, mas uma oportunidade de reflexão de nosso papel nesse mundo”, ressaltou a Promotora aos participantes no encerramento do curso.
 
O programa foi uma iniciativa da equipe de educação ambiental do Ibama e que foi abraçada pelo Ministério Público, tendo também total apoio do Judiciário. O coordenador do Núcleo de Educação Ambiental do Ibama, Júlio César de Carvalho, destacou a importância da parceria com o Ministério Público de Rondônia para efetivação da iniciativa. Já a coordenadora do Programa de Ressocialização Ambiental, Izabel Cordeiro, disse que acredita muito na educação ambiental porque ele pressupõe a concepção de valores como ética e respeito à vida.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS