Período é bom para recebimento de dívidas, alerta ACIV

Final de ano é época em que o comércio vive um de seus melhores momentos. Afinal, o 13º alavanca as compras do período natalino. É também um bom momento para receber dívidas antigas. Mas, sobretudo, deve ser um momento de cautela, pois o crédito concedido

Período é bom para recebimento de dívidas, alerta ACIV

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Final de ano é época em que o comércio vive um de seus melhores momentos. Afinal, o 13º alavanca as compras do período natalino. É também um bom momento para receber dívidas antigas. Mas, sobretudo, deve ser um momento de cautela, pois o crédito concedido sem os cuidados necessários podem se converter em problemas no futuro.
 
Segundo Pedro Juca de Oliveira, diretor do SCPC (Sistema Central de Proteção ao Crédito), da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Vilhena), historicamente, dezembro é o mês com o maior número de baixas no banco de dados de inadimplentes do órgão. "Isso ocorre porque muitas pessoas aproveitam o recebimento do 13º para quitar dívidas e limpar seus nomes no SCPC, a fim de se habilitarem para novas compras à prazo", explica.
 
Essa atitude causa um outro fenômeno: o crescimento de inclusões de inadimplentes nos cadastros de devedores a partir dos primeiros meses do ano. "O final do ano é a época de compras, muitas feitas sem planejamento e por impulso, e geralmente a prazo. Quando chega a hora de pagar a fatura e o consumidor não consegue, seu nome é incluído nos cadastros de inadimplentes", conta Oliveira.
 
Para o presidente da ACIV, José Ivanildo, é hora do comerciante aproveitar o período para receber as dívidas e se precaver de outras. "Ao utilizar o SCPC o empresário tem essas duas possibilidades. Ao incluir o nome do cliente no cadastro de inadimplente, você estimula o devedor a tentar quitar a dívida, pois ninguém gosta de ter o nome sujo no comércio. Já quando você consulta o cliente no SCPC e ele aparece como inadimplente e o crédito não lhe é concedido, você além de força-lo a pagar a divida anterior, também se livra de um problema futuro. Pois se o cliente já está devendo na praça como irá pagar novas dividas", argumenta.
 
O presidente da ACIV explica que a intensão da associação não é estimular uma inclusão em massa de clientes no SCPC, mas utilizar, dentro das possibilidades legais, a ferramenta como aliada no combate a inadimplência, que se configura num dos maiores problemas enfrentados pelos comerciantes.
 
 
Sobre o SCPC

O Serviço Central de Proteção ao Crédito é o mais completo banco de informações comerciais sobre empresas e consumidores do Brasil. O SCPC existe em Vilhena para dar mais segurança nas transações comerciais além de ajudar nas estratégias de vendas das empresas Associadas. As Soluções SCPC protege varejistas, atacadistas, bancos e financeiras contra riscos de créditos e fraudes.

 
 
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS