Desmatamento Zero - João do Vale diz que só com a Regularização fundiária

O presidente da Aspro (Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho), João do Vale, voltou a enfatizar esta semana que o projeto sobre o Desmatamento Zero na Amazônia Legal, de sua idealização e de autoria do senador Valdir Raupp, somente alcançará seu

Desmatamento Zero - João do Vale diz que só com a Regularização fundiária

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O presidente da Aspro (Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho), João do Vale, voltou a enfatizar esta semana que o projeto sobre o Desmatamento Zero na Amazônia Legal, de sua idealização e de autoria do senador Valdir Raupp, somente alcançará seu objetivo, que é o de preservar a floresta amazônica, se as propostas que fazem parte do projeto, encaminhadas pelos produtores rurais, forem atendidas da forma como está no projeto.

“Um exemplo é o item que trata da regularização fundiária. Sem ela é impossível falar no Desmatamento Zero, pois é através da regularização fundiária que o produtor vai ter o direito de acesso a créditos bancários para aquisição de insumos maquinários para fazer produzir a terra já aberta”, destacou. O presidente da Aspro lembrou que em Rondônia a regularização fundiária já teve início, logo após encontro entre ele, o senador Valdir Raupp e representantes do Incra, mas ressaltou que ela está sendo feita de forma onerosa para os produtores rurais. “A forma que o Incra restabeleceu a regularização está tendo um alto custo para nossa classe, como exemplo, no caso do produtor vir a ter que pagar o custo das áreas afetadas de sua terra, que é muito caro e deveria ser feito de uma forma econômica”destacou.

João do Vale ressaltou que o Desmatamento Zero prevê que a área já aberta seja incorporada ao processo produtivo. “Isso significa que o produtor tem que disponibilizar a área em ativo econômico, reflorestando, criando pasto ou fazendo algo voltado a agricultura”, finalizou.
 
Projeto
 
O Desmatamento Zero foi novamente posto em plenário, no Senado Federal, pelo senador Valdir Raupp (PMDB-RO). A proposta deverá ser analisada em reunião da Comissão de Constituição,Justiça e Cidadania (CCJ) na próxima quarta-feira (25). O texto (PLS 342/08), que prevê incentivos para a exploração sustentável dos recursos da região, tem como relatora a senadora Kátia Abreu (DEM-TO). O projeto ainda será analisado pelas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), nesta última em decisão terminativa.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS