O prefeito Roberto Sobrinho esteve reunido em Brasília, com diretores do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, nesta quarta feira (18), para tratar da liberação de mais recursos ao município e conseguiu a garantia da liberação R$ 1,5 milhão de reais para ser utilizado na recuperação do antigo prédio da Câmara Municipal de Porto Velho, à rua José Bonifácio, centro da capital. Participaram da reunião, o diretor do Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização do IPHAN, Dalmo Vieira Filho e também o atual presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Hermínio Coelho. Os recursos já estavam comprometidos pelo próprio presidente do IPHAN, Luis Fernando, quando da visita dele a capital na inauguração do Mercado Cultural.
Compromisso
O projeto de recuperação da antiga CMPV, que já havia sido apresentado ao IPHAN numa primeira oportunidade, faz parte de uma série de projetos que começou em 2006, com o objetivo de recuperar e revitalizar vários pontos da capital. Muitos deles, como o Mercado Municipal, que hoje é Cultural, a Estrada de Ferro Madeira Mamoré, Praça Aluísio Ferreira, e de outras obras que já foram concluídas ou estão em fase de acabamento.
Pelo projeto apresentado ao Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, o antigo prédio, depois de recuperado, funcionará como o Museu da História Política de Porto Velho. Os recursos são do Governo Federal e parte das contrapartidas das Hidrelétricas.