Enviando fotos e vídeos, índios ajudam na preservação da Amazônia.
A tribo indígena amazônica Suruí, de Rondônia, foi um dos cinco grupos homenageados pelo projeto Google Earth Heroes. O anuncio foi feito na última semana pelo blog do Google (http://googleblog.blogspot.com). O projeto tem por objetivo ajudar organizações na proteção ao meio ambiente e na conservação de espécies de animais a partir da divulgação de imagens de satélite, mapas, vídeos e fotos no site da empresa.
Almir Suruí, o chefe da tribo, é o responsável pelo controle das informações enviadas ao Google Earth sobre uma região de 248 mil hectares. Para o projeto, índios utilizaram tecnologias como celulares, câmeras fotográficas e computadores para compartilhar sua cultura com o mundo e as ações tomadas em prol da natureza.
Reconhecido mundialmente pela defesa do meio ambiente, recebeu, em 2008, na Suíça, o prêmio do Instituto Internacional dos Direitos Humanos, organização que atua em 26 países, após ter feito uma denúncia sobre a exploração ilegal de madeira nas terras indígenas. A tribo Suruí fica localizada no município de Cacoal, em Rondônia, e faz parte da Reserva Indígena Sete de Setembro.
"Estamos muito entusiasmados pelo fato de que centenas de milhões de pessoas em todo o mundo usam o Google Earth para descobrir, explorar e aprender. E estamos ainda mais orgulhosos pelo fato de que muitas pessoas têm usado o Google Earth como uma ferramenta para ajudá-las a mudar o mundo", afirma o Google no site do projeto Google Earth Heroes, http://www.google.com/earth/changetheworld/#d (há um vídeo de cada um dos homenageados).
Os outros homenageados pelo Google Earth até o momento foram os projetos Save the Elephants, que atua em regiões de norte a sul da África; Kaisei, no norte do oceano Pacífico; a Fundação BOS, em Borneo; e Appalachian Voices, na Carolina do Norte (EUA).
Sobre o Estado de Rondônia
Com população de 1,4 milhões de habitantes, Rondônia é Estado que mais cresce no Brasil, além de ser o terceiro mais populoso e de maior densidade demográfica entre os estados da Região Norte. São 52 municípios entre os quais se destacam Ji-Paraná, Ariquemes, Cacoal, Vilhena e a capital Porto Velho. Da área total de 237 mil km², 85% tem potencial produtivo, segundo a Embrapa. Além do crescimento econômico sustentado principalmente pela agropecuária, duas hidrelétricas em construção sobre o Rio Madeira - Santo Antônio e Jirau - respondem pela geração de 30 mil empregos de 2009 a 2019. Atualmente o Estado é administrado pelo governador Ivo Cassol (PP) e pelo vice-governador João Cahulla (PPS), eleitos em 2002 e reeleitos em 2006.