Um grande multidão está sendo esperada pela organização neste domingo no Parque de Exposições para o IX Festival da Costela Assada realizado pela Lojas Maçônicas de Porto Velho. Serão 12 toneladas de costela assada mais acompanhamento à disposição dos visitantes, que terão ainda entretenimento com a apresentação de três atrações artísticas: Moleque Atrevido, Ari Santos e Os Recampados e a dupla sertaneja Jonas e Jairo.
Ao participar de reunião com o Colégio de Veneráveis das Lojas Maçônicas para acertar os detalhes finais do festival, o empresário Renato Ernesto Bolf, venerával da Loja Verdade, avaliou que este deverá ser um dos melhores festivais, tendo em vista as providências adotadas para a melhor comodidade do público. “É claro que os outros festivais também foram bem organizados e obtiveram o sucesso esperado, mas a meta da maçonaria e sempre se superar. E é para isso que estamos todos empenhados”, assegura Bolf.
Com a tradição das oito edições anteriores e já fazendo parte do calendário de manifestações culturais de porto Velho, conforme a Lei municipal nº 1.447, de 27 de dezembro de 2001, o IX Festival da Costela envolve números grandiosos. Serão 12 toneladas de costela assada e quase duas toneladas de acompanhamentos. São aproximadamente mil pessoas trabalhado para servir ao público estimado em cerca de 15 mil pessoas.
Além de ser um evento de cunho filantrópico e solidário, com os recursos angariados sendo destinados a entidades de apoio e assistência aos carentes, a coordenação do festival também se preocupou com a questão ambiental. Com isso, certificou-se pelo selo Amazon Carbon Free, entidade protetora do meio ambiente e, após o festival, as Lojas Maçônicas farão o plantio de inúmeras mudas de árvores em área de preservação permanente, como forma de compensar a emissão de carbono resultante do Festival.
O festival organizado pelas Lojas Maçônicas de Porto Velho tem o patrocínio do Governo de Rondônia, da Alfa Casa, dos Refrigerantes Dydyo, Colégio Objetivo, Distribuidora Coimbra, PNA Publicidade, Biofórmula, Honda Ivel, Prefeitura de Porto Velho, Faculdade Porto Velho (FIP), CIA (Central Inteligência de Alarmes), Assembléia Legislativa, Transportadora PVH e Transportadora Cairu.