Assembléia aprova gratuidade do primeiro diploma dos níveis médio, técnico e superior
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
“A educação é um direito de todos e dever do Estado. Todavia, esta norma do direito não vem sendo cumprida de forma integral”, destacou o deputado Neri Firigolo ao defender a aprovação do projeto da gratuidade do diploma. Ele lembrou que recentemente cobrava-se valores absurdos, amenizados após uma série de críticas, mas ainda assim, vem sendo cobrado dos estudantes.
Justifica o deputado: “Cumpre esclarecer que os estudantes além de não usufruírem do direito à educação de forma integral e gratuita (principalmente no ensino superior), ainda são obrigados pelas instituições de ensino a arcarem com o ônus da confecção dos diplomas referente às graduações. Em virtude de tais fatos, nos resta presente defesa dos direitos dos cidadãos, que na busca de uma educação digna, ainda são obrigados a assumirem mais este custo”.
Explica o deputado Neri Firigolo que caso o projeto seja sancionado pelo Executivo, o mesmo entrará em vigor de imediato, caso contrário, isto é na ocorrência de veto total ou parcial, retorna novamente à Assembléia Legislativa que decidirá em votação nominal (com quorum qualificado) se acata ou não a decisão governamental. Assim sendo, prosseguiu, “nesta última hipótese se o veto for derrubado, vai para publicação e passa a vigorar.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!