Senadores de RO se manifestam contrários à Redução da Maioridade Penal

Senadores de RO se manifestam contrários à Redução da Maioridade Penal

Senadores de RO se manifestam contrários à Redução da Maioridade Penal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O manifesto contrário à redução da maioridade penal, encampado pela Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) acaba de ganhar a adesão dos três senadores rondonienses. De Ji-Paraná, a juíza Ana Valéria de Queiroz Santiago Ziparro, conseguiu a assinatura de Valdir Raupp, Expedito Junior e Fátima Cleide. "O comprometimento deles com a causa é importante para evitar a aprovação da mudança da lei que está em tramitação no senado", lembra a coordenadora do movimento no Município.
 
De acordo com a magistrada, a mobilização é contrária a redução da maioridade penal, primeiramente, porque ao invés de produzir a diminuição dos índices de infrações penais graves, cometidas por menores de 18 anos, "servirá apenas para inserir jovens e adolescentes no ineficiente, corrompido e já superlotado sistema carcerário brasileiro". A juíza alerta ainda que os índices oficiais demonstram que projetos de lei de cunho repressivo, apenas com restrição de liberdade, não garantem segurança e nem diminuem índices de criminalidade.  
 
Segundo dados apresentados pelo Juizado da Infância de Porto Velho, a cada dez jovens que cumprem internação, quatro voltam a cometer crimes. Se estes mesmos adolescentes fossem levados a cumprir pena no atual sistema carcerário, apenas um não voltaria a cometer crimes. Para a magistrada o que de fato precisa ser revisto e trabalhado são projetos e políticas públicas que tratam as causas desta crescente criminalidade.
 
Ana Valéria Ziparro explica que especialistas afirmam que até os 17 anos, o jovem está em desenvolvimento e, por isso, deve receber um tratamento diferenciado em relação aos adultos. "Por isso a responsabilidade penal aos 18 anos é adotada pela maioria dos países, tendo respaldo do Comitê dos Direitos da Criança e do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas", afirma.
 
Para assinar o manifesto basta acessar o site da ABMP ou ainda enviar um email com dados (nome, nº de documento de identificação, atividade, cidade, estado) para: assine@abmp.org.br
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS