Os beneficiários da rede de abastecimento de água do Município de Guajará-Mirim, entre os dias 19 e 24 deste mês, recebem visitas dos agentes comunitários de saúde, juntamente com equipe do Departamento de Obras e Serviços Públicos do Estado (Deosp). O objetivo da atividade, de acordo com as informações dos coordenadores do Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS), é a disseminação das informações sobre o uso adequado da água tratada.
Para esta fase do Programa, segundo informações da coordenação, as ações serão focadas na realização de concurso de faixas e cartazes junto à comunidade local. Encontros com debates e apresentações sugestivas para melhor divulgação das informações sobre o uso da água tratada serão realizadas, como também, atividades interativas e disciplinares para o concurso. Motivada pelo sucesso das realizações também em outros municípios do Estado, a equipe do Deosp aposta em mais uma etapa do trabalho com números positivos. “Fomos bem recebidos e compreendidos durante as primeiras investidas do PESMS. A comunidade colabora e entende o valor da conscientização para o uso adequado da água. Por isso, podemos avaliar o que já foi feito como altamente positivo”, justifica Daniele Gonzaga de Assis, do Deosp.
O Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social (PESMS) é coordenado pelo Departamento de Obras e Serviços Públicos do Estado (Deosp), juntamente com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA). Trata-se de um convênio entre Estado e Governo Federal com valor total aproximado de R$ 7 milhões. “A água tratada está sendo levada para os municípios de Rondônia e, um trabalho de conscientização do bom uso desse produto, através desse Programa, é fundamental para que se tire o máximo de proveito e benefício”, explica o Secretário do Deosp, Alceu Ferreira Dias.