PESQUISA - Levantamento da PM aponta que índice de mortes do confrontos entre Polícia e criminosos é baixo em RO

PESQUISA - Levantamento da PM aponta que índice de mortes do confrontos entre Polícia e criminosos é baixo em RO

PESQUISA - Levantamento da PM aponta que índice de mortes do confrontos entre Polícia e criminosos é baixo em RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Rondônia é um dos Estados brasileiros que tem o menor índice de mortes em confrontos entre polícia e criminosos. Segundo levantamento feito pela Polícia Militar, no ano de 2008, na Capital e no interior, foram registradas 15 mortes, 11 de civis e quatro de militares. Não houve registro de feridos.
 
Em 2009, segundo levantamento feito até o mês de abril, foram registradas três mortes, todas de civis (suspeitos). “Vale salientar que a polícia só reage ante a ameaça iminente de morte, ou seja, apenas revida ao ataque do criminoso, como forma de proteger a própria vida e a dos companheiros e demais cidadãos”, acentua o secretário-adjunto de segurança Hazael Martins.
Segundo o adjunto as poucas mortes são reflexo do investimento crescente que o Governo do Estado tem feito em treinamento e capacitação técnica e psicológica, sobretudo dos praças, que formam a linha de frente da polícia.
 
Hazael Martins aponta ainda as iniciativas do governo e populares que visam envolver toda a sociedade em debates e palestras sobre a segurança pública. Segundo ele, essas iniciativas contribuem para um maior diálogo entre militares e civis, contribuindo para a formação da polícia cidadã e para o maior comprometimento da população na defesa de seus direitos.
 
Para reduzir ainda mais o índice de mortes em confrontos entre polícia e bandido, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) avalia as novas tecnologias em armas não letais e mantém convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), que, periodicamente, mantém cursos de aperfeiçoamento tático e de abordagens em situações de risco.
 

Para aprimorar ainda mais as ações da polícia e discutir novas políticas de gestão para a Segurança Pública, o titular da Secretaria de Segurança, Evilásio Silva Sena, viajou para Brasília, onde participará da reunião do Colégio de Secretários e da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública. Nos debates, Sena diz que espera suscitar uma nova forma de se combater a violência. Para ele a sociedade civil tem um papel fundamental nesse contexto. “É importante que toda sociedade participe dessa revolução”.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS