Governo do estado moderniza Hospital de Base

Governo do estado moderniza Hospital de Base

Governo do estado moderniza Hospital de Base

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

“O Hospital de Base está vivenciando uma nova era a partir deste momento”, disse o secretário de Estado da Saúde, Milton Moreira, ao cumprimentar servidores e visitantes durante inauguração da Sala de Telesaúde, da Central de Atendimento e Internação, além de uma central de ponto eletrônico, inauguradas no Hospital de Base Ary Pinheiro na manhã desta quinta-feira, 27.

Representando o governador Ivo Cassol no evento, Moreira justificou as inaugurações como um marco divisório na administração dos serviços de saúde. Segundo ele, agora está havendo uma convergência de planejamento e investimentos de ações que foram planejadas ainda no início do governo em 2003 e 2004.

 

O secretário disse que tanto a informatização do HB quanto os serviços que estão sendo implantados foram tomados como modelo de um hospital de referência em Minas Gerais. “Nossa intenção futura é a de regular toda a assistência, de modo que a pessoa possa vir a marcar a consulta a partir de seu domicílio”.

 

O diretor geral do HB, médico Amado Rahhal, agradeceu o apoio da Sesau e do Governo de Rondônia pelos investimentos que vêm sendo alocados no HB. Ele disse que com essas novas aquisições os benefícios serão diretamente creditados aos pacientes e servidores. “Com a central de atendimento, o paciente poderá fazer toda a sua agenda de atendimento a exames e cirurgias de um mesmo local, sem se deslocar e sem filas”, explicou, informando que o serviço está todo humanizado e a pessoa vai agendar sem filas, sentada e em sala climatizada. Além disso, Rahhal explicou sobre a Telesaúde, que vai possibilitar integrar a medicina de Rondônia com a de outros Estados, facilitando ainda para médicos, acadêmicos e residentes que buscam capacitação no HB.  

 

Formação técnica e educação continuada

 

O médico cirurgião geral George H. S. Alves será o Coordenador do serviço de Telesaúde do HB. Segundo ele, o serviço foi montado em conjunto pelos ministérios da Saúde e das Comunicações. O acesso será feito através da Rede Nacional de Pesquisas (RNP), com link através da Universidade Federal de Rondônia (Unir). Assim, a sala será utilizada para formação do pessoal técnico de saúde através de aulas interativas e educação continuada em área remota em tempo real ou através de chat. “Poderemos receber aulas de fora e interagir com colegas e implantarmos um sistema de capacitação e treinamento em serviço”, esclareceu o médico. Os acessos serão feitos ao Programa Nacional de Telesaúde que é dirigido à Atenção Primária à Saúde, mas, segundo George, já há uma parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e com o serviço de Teletrauma da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

A transmissão poderá ser feita de vários locais, como o acesso que foi feito naquele momento direto com o Centro de Traumas de Miami, quando o médico explicou as facilidades que a tecnologia traz para funcionamento dos procedimentos de saúde.

 

Central de Atendimento e Internação

 

A técnica em serviços de Saúde Gessilene Barros Monteiro explicou como o serviço de marcação de consultas e exames vai facilitar para o usuário e os pacientes. ”A pessoa chega e aguarda o atendimento sentada. Aqui vai poder marcar a data das consultas, exames e cirurgias e  recebe um comprovante com as datas impressas”, explicando que a central também integrou o serviço de todas as áreas, o que facilita tanto para servidores quanto usuários.

 

Ponto Eletrônico e Crachá

 

O serviço de ponto eletrônico também fez parte das novas inaugurações no HB. De acordo com Rahhal, todos os servidores terão crachá de identificação e, inclusive, os acompanhantes também serão identificados. O serviço é feito através de biometria facial e, no caso do HB, os cadastros serão acoplados às diferentes escalas de serviços e à folha de pagamentos.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS