A solução de muitos problemas enfrentados no dia-a-dia pelas pessoas com deficiência pode sair de dentro das faculdades. Essa é uma das esperanças do Governo do Estado, que está incentivando universitários rondonienses a se dedicarem à causa. Com esse objetivo, a Secretaria de Assistência Social do Estado está realizando no Hotel Rondon em Porto Velho, um ciclo de palestras em alusão a Semana da Pessoa com Deficiência para acadêmicos de todas as faculdades da Capital.
O evento, que começou na noite da última terça-feira, 25, e termina nesta quinta, 27, conta com uma programação interdisciplinar, ou seja, o tema central é discutido com foco em várias áreas como educação, saúde, acessibilidade, direitos constituídos, entre outros que visam a consolidação de políticas públicas para pessoas com deficiência.
Durante a solenidade de abertura, a primeira-dama do Estado, Ivone Cassol, que representou o governador Ivo Cassol no evento, declarou que é uma das prioridades da administração estadual buscar benefícios para essa faixa da população. “Temos que priorizar essas pessoas diariamente e não apenas numa semana”, observou ela.
Para a secretária da Seas, Tânia Pires, a pasta está avançando na luta por melhorias para pessoas com deficiência. “Encaminhamos oficio para todas as Câmaras Municipais de Rondônia, solicitando que esse tema fosse discutido no Legislativo”, informou, lembrando que houve um caso de um Poder Legislativo que não pôde acatar a proposta, pois, seu plenário ficava no segundo pavimento, sendo, portanto inacessível para o público interessado. “Com certeza, essa câmara vai buscar meios para viabilizar a acessibilidade”.
A conquista de mais espaços na sociedade vai ser cada vez maior quando a população tiver um elevado grau de sensibilidade na opinião da técnica da Seas, Elsie Shockness da comissão organizadora do Ciclo de Palestra. Ao saudar os participantes do encontro, ela destacou que a participação dos universitários é de suma importância, pois, sairão da academia com uma visão mais voltada para a questão. “Serão profissionais com um novo olhar diante dessa temática”.