A Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) realizou ontem, 4, em Porto Velho (RO), o workshop conclusivo da primeira etapa do projeto piloto de fortalecimento das Áreas de Livre Comércio (ALCs) dos Estados da Amazônia Ocidental (Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima) e do Amapá. O workshop foi realizado no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) e teve o objetivo de apresentar as propostas de investimentos elaboradas pelos grupos-tarefa de cada Estado da área de atuação da autarquia, com vistas ao desenvolvimento regional a partir dos benefícios gerados pela ALCs.
Participaram do seminário o superintendente adjunto de Administração da SUFRAMA, Plínio Ivan Pessoa; os representantes dos grupos-tarefa dos Estados do Acre, Leonardo Ferreira; de Roraima, Derval Furtado; do Amazonas, Isaac Pereira Júnior; e ainda de entidades dos setores comercial e empresarial, bem como de instituições de ensino e pesquisa.
Na ocasião, os membros dos grupos-tarefa presentes ao evento explicaram as principais propostas que foram levantadas até o momento, com o objetivo de potencializar as Áreas de Livre Comércio, tendo como foco projetos voltados às áreas de infraestrutura econômica, produção, logística, fomento ao empreendedorismo, Pesquisa & Desenvolvimento e formação de capital intelectual. Assim como ocorreu nos demais Estados, o seminário contou com expressiva representatividade, o que se refletiu na pluralidade de propostas apresentadas pela FIERO, Governo do Estado, Prefeitura de Guajará-Mirim e Universidade Federal de Rondônia (Unir).
O documento final com as propostas de Rondônia deve ser consolidado ao longo dessa semana e encaminhado à SUFRAMA na segunda-feira, 10. Na próxima semana, os grupos-tarefa do Amazonas e Amapá também deverão entregar os seus planos de ação. Os Estados do Acre e Roraima concluíram os seus trabalhos e já encaminharam à SUFRAMA o documento consolidado com os seus planos de desenvolvimento voltados à potencialização das Áreas de Livre Comércio.
Segundo o superintendente adjunto de Administração da SUFRAMA, Plínio Ivan Pessoa, os projetos apresentados pelos Estados estão em sintonia com as políticas de investimentos da autarquia no que tange à interiorização do desenvolvimento e ao fortalecimento do modelo Zona Franca de Manaus. Ele destacou que o projeto piloto de fortalecimento das ALCs entra agora em uma segunda fase, após a etapa inicial de articulação e integração entre os Estados. “A SUFRAMA formará um novo grupo-tarefa, desta vez reunindo em um único ambiente as lideranças de cada Estado, e irá atuar em sinergia com o mesmo a fim de consolidar as propostas e projetos apresentados e transformá-los em um plano integrado e sistêmico de desenvolvimento regional”, afirmou Pessoa. “Nossa intenção é que até em setembro este plano esteja fechado e pronto para ser apresentado formalmente ao Governo Federal”, complementou.