Legislação e normas sanitárias em debate no primeiro encontro do Agronegócio de Rondônia

Legislação e normas sanitárias em debate no primeiro encontro do Agronegócio de Rondônia

Legislação e normas sanitárias em debate no primeiro encontro do Agronegócio de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pensando no esclarecimento da legislação e normas técnicas que envolvem todo o mercado de flores tropicais e plantas ornamentais, Governo de Rondônia através do Idaron, Sebrae e MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento através da SFA/RO – Superintendencia Federal de Agricultura em Rondônia realizaram o primeiro Encontro do Agronegócio.

 

Durante o dia 15 de julho, produtores, técnicos e autoridades no setor participaram do debate. Realizado no auditório do Sebrae o encontro esclareceu questões sobre a legislação que circunda a cadeia produtiva de flores e plantas regionais. Os temas apresentados foram “Histórico e Entraves sobre Produção de Flores”, “Legislação Federal (Instruções Normativas)” e “Sistema de Mitigação de Risco”.

 

Para o Diretor Superintendente do Sebrae, Pedro Teixeira Chaves, o estudo propicia um detalhamento sobre normas técnicas ao entorno da cadeia produtiva de flores, e isso facilita sua produção e comercialização. “Dominando a normativa, com o auxilio dos órgãos responsáveis, o produtor reconhece maneiras menos burocráticas de comercialização, podendo buscar benefícios para exportação de sua mercadoria”. Teixeira Chaves enfatizou que as flores tropicais e plantas ornamentais são ótimas opções para a diversificação de produção nas pequenas propriedades rurais.    

 

O Encontrou foi importante para informar aos produtores a necessidade de saber quais são as leis e normas que mantém seus produtos longe de pragas e doenças atrapalhando a comercialização das espécies, reflete a gestora do Projeto Rondônia em Flores Tropicais do Sebrae, Carolina Carneiro. “É uma ferramenta a mais que auxilia no aumento das vendas de flores tropicais e plantas ornamentais, traçando metas sobre o que precisam e de que maneira podem comercializar o que estão produzindo”, conclui.

 

Segundo o Gerente de Atendimento Coletivo do Sebrae, Desóstenes Marcos do Nascimento, após essas discussões sobre normativas, um documento em forma de cartilha esclarecendo as diretrizes abordadas a partira das discussões será produzido. “Nossa intenção é distribuir essa cartilha para os produtores de Rondônia, e futuramente para a região Norte”, argumenta o gerente.

 

Toda a classe produtiva, técnicos e autoridades do Senar, Idaron, Senac, Sedes, Seagri, Banco da Amazônia, Emater, Embrapa, MAPA, SFA/RO e Coordenadoria Municipal de Políticas para as Mulheres estavam presentes durante o Encontro.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS