ARTIGO - Dia Internacional do Homem – Por Ruzel Costa

ARTIGO - Dia Internacional do Homem – Por Ruzel Costa

ARTIGO - Dia Internacional do Homem – Por Ruzel Costa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Todos sabem que o dia 08 de março é o dia internacional da mulher e que 30 de abril é o dia nacional consagrado à mulher. Mas para a surpresa agradável de muitos 15 de julho é o dia internacional do homem, uma data pouco conhecida é que pode causar polêmica.
 
O Dia Internacional dos Homens teve início no dia 19 de novembro de 1999, em Trinidad e Tobago e foi apoiado pelas Nações Unidas. O evento recebeu amplo apoio dos homens de várias partes do mundo.
 
Há quem indique que a data foi sugerida por Mihkail Gorbatchev que foi Presidente da ex - União Soviética. Sua sugestão era que se comemorasse no primeiro sábado de novembro, mas cada país tem sua data. A “tradição”então começou em 1999.       
 
Os objetivos principais do Dia Internacional do Homem é melhorar a saúde dos homens (especialmente dos mais jovens), melhorar a relação entre gêneros, promover a igualdade entre gêneros e destacar papéis positivos de homens. É uma ocasião em que homens se reúnem para combater o sexismo e, ao mesmo tempo, celebrar suas conquistas e contribuições na comunidade, nas famílias e no casamento, e na criação dos filhos.
 
Mas, no Brasil desde julho de 1993 a Pensão Jundiaí ( formada por um grupo de amigos que se reúne mensalmente - na terceira terça-feira de cada mês para jantar) comemora o “Dia Internacional do Homem”, que foi instituído por sugestão de Mariazinha Congílio. Uma comissão seleciona homens que se destacaram em suas mais diversas profissões. Julho o mês escolhido, pois foi quando o homem chegou à Lua. Os homenageados recebem o Troféu Moringa, símbolo da Pensão Jundiaí, e são saudados por outros homens Pensionistas.
 
Em Angola, todas as sextas-feiras é o dia do homem os angolanos são liberados para fazer o que quiserem. Podem deixar a mulher, namorada em casa e sair pra farra - beber, paquerar. E a mulher não pode abrir a boca, porque é um “direito” que o companheiro tem. Na sexta-feira os homens podem tudo.
 
Segundo o IBGE o Brasil tem mais mulheres por causa da violência contra homens e a expectativa de vida é maior para asmulheres.
 
Segundo a pesquisa, uma das explicações é que as mulheres vivem mais, por que são mais resistentes às doenças. Mas o principal motivo de elas serem maioria é que os homens são as maiores vítimas da violência, sobretudo na juventude.

O estudo mostra que os jovens do sexo masculino estão quatro vezes mais expostos a situações violentas no trânsito, no envolvimento com drogas ou em homicídios.
 
Na cidade de São Paulo, para comemorar o dia do homem a Sociedade Brasileira de Urologia promove um mutirão de saúde do homem na Avenida Paulista. 
 
Mas, todos sabemos que ambos os sexos tem os mesmos direitos e deveres na sociedade brasileira.
 
Professor Ruzel Costa leciona nas Escolas Sebastiana Lima de Oliveira, Paulo Leal, Objetivo e Faculdade Faro.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS