Está praticamente certa a deflagração de uma greve geral por tempo indeterminado dos cobradores e motoristas das empresas concessionárias do transporte público municipal de Porto Velho. A homologação da greve acontece na manhã do próximo sábado, durante uma assembléia geral extraordinária, na sede do sindicato da categoria, o Sitetuperon.
As informações foram dadas na manhã desta quarta-feira (08.07) pelo vice-presidente do Sitetuperon, Edílson Pereira da Silva. Segundo ele, o sindicato já teve seis reuniões com o Sindicato das Empresas de Transporte (SET), uma delas intermediada pelo Ministério Público do Trabalho, mas não se chegou a nenhum acordo. “A saída para o impasse deve ser a greve”, ressaltou.
A reivindicação de cobradores e motoristas do transporte público municipal é a redução da jornada de trabalho de 7h20 para 6 horas diárias, aumento de 7,6% e reposição das perdas salariais de 15%. Se a greve for aprovada no próximo sábado, a decisão será publicada na segunda-feira. A greve começará 72 horas após a publicação do Edital de paralisação.
Edílson lembrou que as empresas foram beneficiadas com um aumento de 15% na tarifa, mas até hoje não foi repassado nenhum aumento aos cobradores e motoristas.